AVALIANDO A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO APÓS AULA EXPERIMENTAL SOBRE PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
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Ante o exposto o objetivo deste trabalho é facilitar a aprendizagem do conteúdo separação de misturas com a utilização de materiais alternativos de baixo custo, encontrados no cotidiano dos alunos. O trabalho se deu em quatro etapas. Inicialmente os alunos assistiram a uma aula expositiva e dialogada; em seguida, esses foram divididos em grupos e a cada um foi dado um sistema contendo uma mistura com substâncias do seu dia a dia, para que pudessem identificar o tipo de mistura presente e o método que utilizariam para que realizassem a separação dos componentes. Na terceira etapa foi adotado o uso de materiais alternativos para separar a mistura; na etapa final os alunos responderam a um questionário com seis perguntas objetivas e uma subjetiva Ante os resultados obtidos, pôde-se concluir que a aula experimental despertou a curiosidade e o interesse dos alunos contribuindo para sua aprendizagem significativa; assim pode-se afirmar que a experimentação deve ser utilizada como ferramenta motivadora por proporcionar, ao aluno, a construção do conhecimento de forma eficaz, já que estes podem associar os conceitos químicos vistos em sala com processos que ocorrem diariamente com cada um deles." 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