Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A MONITORIA COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

Palavra-chaves: MONITORIA, ALUNO MONITOR, ENSINO E APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) Licenciatura em Química
"2016-06-01 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17755
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 45
    "inscrito_id" => 89
    "titulo" => "A MONITORIA COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO"
    "resumo" => "A monitoria docente é tida como uma atividade flexiva extracurricular, a qual o aluno é facultativo na escolha em participar destas atividades. E cada vez mais tem sido implantada nas Instituições de Ensino Superior. No que diz respeito ao programa de monitoria e a atuação do aluno monitor, este trabalho apresentou como objetivo fazer uma revisão bibliográfica, discutindo a importância dos mesmos no processo de ensino/aprendizagem. Para a obtenção dos resultados, foram feitas pesquisas nas bases de dados Scielo e Google Acadêmico, utilizando palavras-chaves que remetessem ao tema de monitoria. Foram usados um total de 17 artigos para a revisão, devido que muitos dos trabalhos encontrados remetiam-se aos mesmos objetivos a respeito da monitoria. Trabalhos esses que tivessem sido publicados nos últimos 10 anos. De acordo com a literatura, a monitoria é uma ferramenta facilitadora do processo de ensino e aprendizagem tanto do aluno monitor quanto dos monitorados. Vale salientar que o monitor não pode exercer as funções do professor, apenas possibilita ao aluno monitor um contato direto das mesmas, o que por ventura pode ou não despertar no mesmo o interesse pela carreira magistral. A partir deste trabalho, pudemos concluir que as atividades de monitoria são importantes na carreira acadêmica do aluno monitor, vez que este é obrigado a se aprofundar nos conteúdos da disciplina para um melhor exercício da função, e dos monitorados, pois estes têm a oportunidade de rever os conteúdos de sala de aula mais de uma vez; ambos os processos justificam tal importância da monitoria."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Licenciatura em Química"
    "palavra_chave" => "MONITORIA, ALUNO MONITOR, ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA87_ID89_23042016205759.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ERLANDRO CARDOSO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ERLANDRO"
    "autor_email" => "jerlandro@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17755
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 45
    "inscrito_id" => 89
    "titulo" => "A MONITORIA COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO"
    "resumo" => "A monitoria docente é tida como uma atividade flexiva extracurricular, a qual o aluno é facultativo na escolha em participar destas atividades. E cada vez mais tem sido implantada nas Instituições de Ensino Superior. No que diz respeito ao programa de monitoria e a atuação do aluno monitor, este trabalho apresentou como objetivo fazer uma revisão bibliográfica, discutindo a importância dos mesmos no processo de ensino/aprendizagem. Para a obtenção dos resultados, foram feitas pesquisas nas bases de dados Scielo e Google Acadêmico, utilizando palavras-chaves que remetessem ao tema de monitoria. Foram usados um total de 17 artigos para a revisão, devido que muitos dos trabalhos encontrados remetiam-se aos mesmos objetivos a respeito da monitoria. Trabalhos esses que tivessem sido publicados nos últimos 10 anos. De acordo com a literatura, a monitoria é uma ferramenta facilitadora do processo de ensino e aprendizagem tanto do aluno monitor quanto dos monitorados. Vale salientar que o monitor não pode exercer as funções do professor, apenas possibilita ao aluno monitor um contato direto das mesmas, o que por ventura pode ou não despertar no mesmo o interesse pela carreira magistral. A partir deste trabalho, pudemos concluir que as atividades de monitoria são importantes na carreira acadêmica do aluno monitor, vez que este é obrigado a se aprofundar nos conteúdos da disciplina para um melhor exercício da função, e dos monitorados, pois estes têm a oportunidade de rever os conteúdos de sala de aula mais de uma vez; ambos os processos justificam tal importância da monitoria."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Licenciatura em Química"
    "palavra_chave" => "MONITORIA, ALUNO MONITOR, ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA87_ID89_23042016205759.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ERLANDRO CARDOSO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ERLANDRO"
    "autor_email" => "jerlandro@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

A monitoria docente é tida como uma atividade flexiva extracurricular, a qual o aluno é facultativo na escolha em participar destas atividades. E cada vez mais tem sido implantada nas Instituições de Ensino Superior. No que diz respeito ao programa de monitoria e a atuação do aluno monitor, este trabalho apresentou como objetivo fazer uma revisão bibliográfica, discutindo a importância dos mesmos no processo de ensino/aprendizagem. Para a obtenção dos resultados, foram feitas pesquisas nas bases de dados Scielo e Google Acadêmico, utilizando palavras-chaves que remetessem ao tema de monitoria. Foram usados um total de 17 artigos para a revisão, devido que muitos dos trabalhos encontrados remetiam-se aos mesmos objetivos a respeito da monitoria. Trabalhos esses que tivessem sido publicados nos últimos 10 anos. De acordo com a literatura, a monitoria é uma ferramenta facilitadora do processo de ensino e aprendizagem tanto do aluno monitor quanto dos monitorados. Vale salientar que o monitor não pode exercer as funções do professor, apenas possibilita ao aluno monitor um contato direto das mesmas, o que por ventura pode ou não despertar no mesmo o interesse pela carreira magistral. A partir deste trabalho, pudemos concluir que as atividades de monitoria são importantes na carreira acadêmica do aluno monitor, vez que este é obrigado a se aprofundar nos conteúdos da disciplina para um melhor exercício da função, e dos monitorados, pois estes têm a oportunidade de rever os conteúdos de sala de aula mais de uma vez; ambos os processos justificam tal importância da monitoria.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.