A MONITORIA COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17755 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 45 "inscrito_id" => 89 "titulo" => "A MONITORIA COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO" "resumo" => "A monitoria docente é tida como uma atividade flexiva extracurricular, a qual o aluno é facultativo na escolha em participar destas atividades. E cada vez mais tem sido implantada nas Instituições de Ensino Superior. No que diz respeito ao programa de monitoria e a atuação do aluno monitor, este trabalho apresentou como objetivo fazer uma revisão bibliográfica, discutindo a importância dos mesmos no processo de ensino/aprendizagem. Para a obtenção dos resultados, foram feitas pesquisas nas bases de dados Scielo e Google Acadêmico, utilizando palavras-chaves que remetessem ao tema de monitoria. Foram usados um total de 17 artigos para a revisão, devido que muitos dos trabalhos encontrados remetiam-se aos mesmos objetivos a respeito da monitoria. Trabalhos esses que tivessem sido publicados nos últimos 10 anos. De acordo com a literatura, a monitoria é uma ferramenta facilitadora do processo de ensino e aprendizagem tanto do aluno monitor quanto dos monitorados. Vale salientar que o monitor não pode exercer as funções do professor, apenas possibilita ao aluno monitor um contato direto das mesmas, o que por ventura pode ou não despertar no mesmo o interesse pela carreira magistral. A partir deste trabalho, pudemos concluir que as atividades de monitoria são importantes na carreira acadêmica do aluno monitor, vez que este é obrigado a se aprofundar nos conteúdos da disciplina para um melhor exercício da função, e dos monitorados, pois estes têm a oportunidade de rever os conteúdos de sala de aula mais de uma vez; ambos os processos justificam tal importância da monitoria." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Química" "palavra_chave" => "MONITORIA, ALUNO MONITOR, ENSINO E APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA87_ID89_23042016205759.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ERLANDRO CARDOSO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ERLANDRO" "autor_email" => "jerlandro@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17755 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 45 "inscrito_id" => 89 "titulo" => "A MONITORIA COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO" "resumo" => "A monitoria docente é tida como uma atividade flexiva extracurricular, a qual o aluno é facultativo na escolha em participar destas atividades. E cada vez mais tem sido implantada nas Instituições de Ensino Superior. No que diz respeito ao programa de monitoria e a atuação do aluno monitor, este trabalho apresentou como objetivo fazer uma revisão bibliográfica, discutindo a importância dos mesmos no processo de ensino/aprendizagem. Para a obtenção dos resultados, foram feitas pesquisas nas bases de dados Scielo e Google Acadêmico, utilizando palavras-chaves que remetessem ao tema de monitoria. Foram usados um total de 17 artigos para a revisão, devido que muitos dos trabalhos encontrados remetiam-se aos mesmos objetivos a respeito da monitoria. Trabalhos esses que tivessem sido publicados nos últimos 10 anos. De acordo com a literatura, a monitoria é uma ferramenta facilitadora do processo de ensino e aprendizagem tanto do aluno monitor quanto dos monitorados. Vale salientar que o monitor não pode exercer as funções do professor, apenas possibilita ao aluno monitor um contato direto das mesmas, o que por ventura pode ou não despertar no mesmo o interesse pela carreira magistral. A partir deste trabalho, pudemos concluir que as atividades de monitoria são importantes na carreira acadêmica do aluno monitor, vez que este é obrigado a se aprofundar nos conteúdos da disciplina para um melhor exercício da função, e dos monitorados, pois estes têm a oportunidade de rever os conteúdos de sala de aula mais de uma vez; ambos os processos justificam tal importância da monitoria." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Química" "palavra_chave" => "MONITORIA, ALUNO MONITOR, ENSINO E APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA87_ID89_23042016205759.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ERLANDRO CARDOSO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ERLANDRO" "autor_email" => "jerlandro@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }