Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DO FILME PERFUME: A HISTÓRIA DE UM ASSASSINO, COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE QUÍMICA

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, METODOLOGIA INOVADORA, FILMES Comunicação Oral (CO) Licenciatura em Química
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17784
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 498
    "inscrito_id" => 297
    "titulo" => "ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DO FILME PERFUME: A HISTÓRIA DE UM ASSASSINO, COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE QUÍMICA"
    "resumo" => "Em razão do método de ensino tradicionalista ser tão intrínseco no processo de ensino e aprendizagem, os professores devem buscar novas metodologias que sejam capazes de reverter esta situação fazendo com o que os conteúdos ministrados em aula sejam ligados como o cotidiano dos alunos; neste contexto pesquisas revelam que o uso de recursos audiovisuais e tecnológicos se mostra uma opção viável e eficaz; assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar a utilização do filme, Perfume: a história de um assassino, como recurso didático no processo de ensino e aprendizagem de química. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola estadual localizada na cidade de Areia-PB e teve como público alvo sessenta alunos do 3º ano do ensino médio da escola citada. Os dados foram coletados através de um relatório destinado aos alunos. Com base na análise dos dados obtidos observa-se a dificuldade dos alunos em associar os conteúdos químicos exibidos no filme, porém a maioria destes alunos questionados afirma que além do filme contribuir para a aprendizagem do conteúdo também despertou o interesse pelo assunto. Desta forma, a utilização do filme Perfume: a história de um assassino, aliada ao auxílio e intervenção do professor se mostra como ferramenta didática útil no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de química, podendo gerar resultados significativos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Licenciatura em Química"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, METODOLOGIA INOVADORA, FILMES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA87_ID297_17052016153400.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA DELANIA MONTEIRO CAVALCANTI"
    "autor_nome_curto" => "CARLA DELANIA"
    "autor_email" => "carladelania@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17784
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 498
    "inscrito_id" => 297
    "titulo" => "ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DO FILME PERFUME: A HISTÓRIA DE UM ASSASSINO, COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE QUÍMICA"
    "resumo" => "Em razão do método de ensino tradicionalista ser tão intrínseco no processo de ensino e aprendizagem, os professores devem buscar novas metodologias que sejam capazes de reverter esta situação fazendo com o que os conteúdos ministrados em aula sejam ligados como o cotidiano dos alunos; neste contexto pesquisas revelam que o uso de recursos audiovisuais e tecnológicos se mostra uma opção viável e eficaz; assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar a utilização do filme, Perfume: a história de um assassino, como recurso didático no processo de ensino e aprendizagem de química. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola estadual localizada na cidade de Areia-PB e teve como público alvo sessenta alunos do 3º ano do ensino médio da escola citada. Os dados foram coletados através de um relatório destinado aos alunos. Com base na análise dos dados obtidos observa-se a dificuldade dos alunos em associar os conteúdos químicos exibidos no filme, porém a maioria destes alunos questionados afirma que além do filme contribuir para a aprendizagem do conteúdo também despertou o interesse pelo assunto. Desta forma, a utilização do filme Perfume: a história de um assassino, aliada ao auxílio e intervenção do professor se mostra como ferramenta didática útil no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de química, podendo gerar resultados significativos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Licenciatura em Química"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, METODOLOGIA INOVADORA, FILMES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA87_ID297_17052016153400.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA DELANIA MONTEIRO CAVALCANTI"
    "autor_nome_curto" => "CARLA DELANIA"
    "autor_email" => "carladelania@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

Em razão do método de ensino tradicionalista ser tão intrínseco no processo de ensino e aprendizagem, os professores devem buscar novas metodologias que sejam capazes de reverter esta situação fazendo com o que os conteúdos ministrados em aula sejam ligados como o cotidiano dos alunos; neste contexto pesquisas revelam que o uso de recursos audiovisuais e tecnológicos se mostra uma opção viável e eficaz; assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar a utilização do filme, Perfume: a história de um assassino, como recurso didático no processo de ensino e aprendizagem de química. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola estadual localizada na cidade de Areia-PB e teve como público alvo sessenta alunos do 3º ano do ensino médio da escola citada. Os dados foram coletados através de um relatório destinado aos alunos. Com base na análise dos dados obtidos observa-se a dificuldade dos alunos em associar os conteúdos químicos exibidos no filme, porém a maioria destes alunos questionados afirma que além do filme contribuir para a aprendizagem do conteúdo também despertou o interesse pelo assunto. Desta forma, a utilização do filme Perfume: a história de um assassino, aliada ao auxílio e intervenção do professor se mostra como ferramenta didática útil no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de química, podendo gerar resultados significativos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Blablablae

    Blablucgh876@gmail.com

    18/05/2021 12:40:56

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.