Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ENSINO DE FÍSICA NA EJA: UM MÉTODO ALTERNATIVO POR MEIO DO PIBID

Palavra-chaves: MODELAGEM MATEMÁTICA, PIBID, EJA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Comunicação Oral (CO) Ensino de Física
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17981
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 298
    "inscrito_id" => 1877
    "titulo" => "ENSINO DE FÍSICA NA EJA: UM MÉTODO ALTERNATIVO POR MEIO DO PIBID"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta os resultados de um projeto organizado por alunos-bolsistas do curso de licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA – campus Bragança), na área de ensino-aprendizagem de Física em turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) de 2ª etapa na escola parceira Monsenhor Mâncio Ribeiro, por meio do PIBID, iniciativa da CAPES. A citada escola está localizada no município de Bragança-PA e que no período de 11 de dezembro de 2015 a 12 de fevereiro de 2016 recebeu os alunos-bolsistas para o desenvolvimento de atividades dentre as quais está a I Mostra Científica. Durante aproximadamente dois meses de organização, a escola apoiou os bolsistas e professores-supervisores. Objetivamos exibir os impactos do PIBID no processo de ensino-aprendizagem de Física na escola parceira, e avaliando os dados obtidos com dados que antecipam a Mostra Científica, sugerindo então, atividades que utilizam metodologias alternativas para o ensino de Física e atividades práticas experimentais. Constituiu para este trabalho a Modelagem Matemática como forma de avaliação e metodologia de ensino, para duas turmas da EJA 2ª Etapa do turno da noite, assim tendo base para 3ª avaliação do ano letivo de 2015. Com toda a dinâmica empregada, os conceitos físicos foram apresentados de forma que todos os alunos compreendessem e absorvessem estes conteúdos apresentados em sala de aula. Diante disso, mostrar a relevância de aulas práticas e como o PIBID contribui para a formação de alunos de licenciatura e para os alunos de escolas públicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Física"
    "palavra_chave" => "MODELAGEM MATEMÁTICA, PIBID, EJA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA90_ID1877_09052016233521.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRENDO CRUZ COSTA"
    "autor_nome_curto" => "BRENDO CRUZ"
    "autor_email" => "brendo_cruzcosta@hotmail."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17981
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 298
    "inscrito_id" => 1877
    "titulo" => "ENSINO DE FÍSICA NA EJA: UM MÉTODO ALTERNATIVO POR MEIO DO PIBID"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta os resultados de um projeto organizado por alunos-bolsistas do curso de licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA – campus Bragança), na área de ensino-aprendizagem de Física em turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) de 2ª etapa na escola parceira Monsenhor Mâncio Ribeiro, por meio do PIBID, iniciativa da CAPES. A citada escola está localizada no município de Bragança-PA e que no período de 11 de dezembro de 2015 a 12 de fevereiro de 2016 recebeu os alunos-bolsistas para o desenvolvimento de atividades dentre as quais está a I Mostra Científica. Durante aproximadamente dois meses de organização, a escola apoiou os bolsistas e professores-supervisores. Objetivamos exibir os impactos do PIBID no processo de ensino-aprendizagem de Física na escola parceira, e avaliando os dados obtidos com dados que antecipam a Mostra Científica, sugerindo então, atividades que utilizam metodologias alternativas para o ensino de Física e atividades práticas experimentais. Constituiu para este trabalho a Modelagem Matemática como forma de avaliação e metodologia de ensino, para duas turmas da EJA 2ª Etapa do turno da noite, assim tendo base para 3ª avaliação do ano letivo de 2015. Com toda a dinâmica empregada, os conceitos físicos foram apresentados de forma que todos os alunos compreendessem e absorvessem estes conteúdos apresentados em sala de aula. Diante disso, mostrar a relevância de aulas práticas e como o PIBID contribui para a formação de alunos de licenciatura e para os alunos de escolas públicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Física"
    "palavra_chave" => "MODELAGEM MATEMÁTICA, PIBID, EJA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA90_ID1877_09052016233521.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRENDO CRUZ COSTA"
    "autor_nome_curto" => "BRENDO CRUZ"
    "autor_email" => "brendo_cruzcosta@hotmail."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de um projeto organizado por alunos-bolsistas do curso de licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA – campus Bragança), na área de ensino-aprendizagem de Física em turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) de 2ª etapa na escola parceira Monsenhor Mâncio Ribeiro, por meio do PIBID, iniciativa da CAPES. A citada escola está localizada no município de Bragança-PA e que no período de 11 de dezembro de 2015 a 12 de fevereiro de 2016 recebeu os alunos-bolsistas para o desenvolvimento de atividades dentre as quais está a I Mostra Científica. Durante aproximadamente dois meses de organização, a escola apoiou os bolsistas e professores-supervisores. Objetivamos exibir os impactos do PIBID no processo de ensino-aprendizagem de Física na escola parceira, e avaliando os dados obtidos com dados que antecipam a Mostra Científica, sugerindo então, atividades que utilizam metodologias alternativas para o ensino de Física e atividades práticas experimentais. Constituiu para este trabalho a Modelagem Matemática como forma de avaliação e metodologia de ensino, para duas turmas da EJA 2ª Etapa do turno da noite, assim tendo base para 3ª avaliação do ano letivo de 2015. Com toda a dinâmica empregada, os conceitos físicos foram apresentados de forma que todos os alunos compreendessem e absorvessem estes conteúdos apresentados em sala de aula. Diante disso, mostrar a relevância de aulas práticas e como o PIBID contribui para a formação de alunos de licenciatura e para os alunos de escolas públicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.