Artigo Anais ABRALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-157X

INFLUÊNCIAS DO ARMORIAL EM RAIMUNDO CARRERO

"2012-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1769
    "edicao_id" => 7
    "trabalho_id" => 208
    "inscrito_id" => 433
    "titulo" => "INFLUÊNCIAS DO ARMORIAL EM RAIMUNDO CARRERO"
    "resumo" => "O Movimento Armorial surge na década de 70, Em Recife, capital pernambucana, como um grupo de intelectuais que estabelecem um vínculo com a concepção romântica de identidade nacional, reconhecendo na cultura popular as suas raízes. A meta do grupo era dar forma à cultura brasileira por meio de uma arte erudita fundamentada nas raízes populares. A estética Armorial remetia ao universo artístico popular nordestino e à fusão de culturas indígena, negra e européia constitui o grupo de influências aceitadas pelos armoriais e incorporadas ao que eles denominavam de uma arte genuinamente popular. No presente trabalho propomos uma discussão sobre a influência da literatura popular na escrita de Raimundo Carrero, na novela A história de Bernarda Soledade – A Tigre do Sertão, em virtude de sua ligação ao Movimento Armorial. Consideraremos as influências investigadas a partir da teoria do palimpsesto, de Gerárd Genette. Como fundamentação teórico-crítico, utilizaremos Moraes (2000), Genette (2006), Bradesco-Goudemand (1982), Bernd (1992) e Santos (1992)."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "c2b1e70c7a062da9b142e47b71d328d0_433_208_.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:10:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE CUNHA DE ANDRADE SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ALINE CUNHA"
    "autor_email" => "alinecunhaa@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-abralic"
    "edicao_nome" => "Anais ABRALIC"
    "edicao_evento" => "Encontro da Associação Brasileira de Literatura Comparada"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/abralic/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c718ed7fd_16022020195000.png"
    "edicao_capa" => "5f1733ddf238d_21072020152845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 7
    "publicacao_nome" => "Revista ABRALIC"
    "publicacao_codigo" => "2317-157X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1769
    "edicao_id" => 7
    "trabalho_id" => 208
    "inscrito_id" => 433
    "titulo" => "INFLUÊNCIAS DO ARMORIAL EM RAIMUNDO CARRERO"
    "resumo" => "O Movimento Armorial surge na década de 70, Em Recife, capital pernambucana, como um grupo de intelectuais que estabelecem um vínculo com a concepção romântica de identidade nacional, reconhecendo na cultura popular as suas raízes. A meta do grupo era dar forma à cultura brasileira por meio de uma arte erudita fundamentada nas raízes populares. A estética Armorial remetia ao universo artístico popular nordestino e à fusão de culturas indígena, negra e européia constitui o grupo de influências aceitadas pelos armoriais e incorporadas ao que eles denominavam de uma arte genuinamente popular. No presente trabalho propomos uma discussão sobre a influência da literatura popular na escrita de Raimundo Carrero, na novela A história de Bernarda Soledade – A Tigre do Sertão, em virtude de sua ligação ao Movimento Armorial. Consideraremos as influências investigadas a partir da teoria do palimpsesto, de Gerárd Genette. Como fundamentação teórico-crítico, utilizaremos Moraes (2000), Genette (2006), Bradesco-Goudemand (1982), Bernd (1992) e Santos (1992)."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "c2b1e70c7a062da9b142e47b71d328d0_433_208_.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:10:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE CUNHA DE ANDRADE SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ALINE CUNHA"
    "autor_email" => "alinecunhaa@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-abralic"
    "edicao_nome" => "Anais ABRALIC"
    "edicao_evento" => "Encontro da Associação Brasileira de Literatura Comparada"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/abralic/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c718ed7fd_16022020195000.png"
    "edicao_capa" => "5f1733ddf238d_21072020152845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 7
    "publicacao_nome" => "Revista ABRALIC"
    "publicacao_codigo" => "2317-157X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2012

Resumo

O Movimento Armorial surge na década de 70, Em Recife, capital pernambucana, como um grupo de intelectuais que estabelecem um vínculo com a concepção romântica de identidade nacional, reconhecendo na cultura popular as suas raízes. A meta do grupo era dar forma à cultura brasileira por meio de uma arte erudita fundamentada nas raízes populares. A estética Armorial remetia ao universo artístico popular nordestino e à fusão de culturas indígena, negra e européia constitui o grupo de influências aceitadas pelos armoriais e incorporadas ao que eles denominavam de uma arte genuinamente popular. No presente trabalho propomos uma discussão sobre a influência da literatura popular na escrita de Raimundo Carrero, na novela A história de Bernarda Soledade – A Tigre do Sertão, em virtude de sua ligação ao Movimento Armorial. Consideraremos as influências investigadas a partir da teoria do palimpsesto, de Gerárd Genette. Como fundamentação teórico-crítico, utilizaremos Moraes (2000), Genette (2006), Bradesco-Goudemand (1982), Bernd (1992) e Santos (1992).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.