Artigo Anais VII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

Visualizações: 332
O PIQUENIQUE DAS FRUTAS: UM ENCONTRO ENTRE A CIÊNCIA E AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO INFANTIL, PIQUENIQUE DAS FRUTAS Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Infantil Publicado em 11 de novembro de 2015

Resumo

Refletir sobre o Ensino de Ciências na prática pedagógica da Educação Infantil é reconhecer os desafios que o professor enfrenta para efetivá-lo. Partindo desse princípio, este relato de experiência objetiva promover uma reflexão acerca das possibilidades pedagógicas utilizando os espaços externos da escola para ensinar ciência, explorando atividades como piquenique das frutas. O estudo foi sustentado por teóricos como: Cardoso (2013), Fuentes (2012), De Ângelo (2011), Kramer (2002) e outros que versam sobre o tema. As observações e registros foram desenvolvidos durante uma prática de campo realizada por ocasião da disciplina Teoria e Prática da Educação Infantil com os acadêmicos do 8º período do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas. O percurso investigado demonstrou que o trabalho com Ciências na Educação Infantil torna-se de suma importância para que a criança possa intervir de forma crítica e consciente em seu contexto social, analisando o que vê e o que sente. Este é um compromisso que a escola infantil deve assumir como um exercício de formação autônoma e que irá refletir-se em uma tomada de consciência coletiva cidadã.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.