Artigo Anais VII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

TRABALHO, TURISMO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: REFLEXOS DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS ENTRE CONDUTORES DE ECOTURISMO DE ILHA GRANDE DO PIAUÍ.

Palavra-chaves: QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL, TRABALHO, TURISMO, ILHAECOTUR, ILHAECOTUR Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Trabalho e Educação Publicado em 11 de novembro de 2015

Resumo

A presente pesquisa teve como propósito investigar as experiências dos cursos de qualificação profissional na atividade laboral dos integrantes da Associação de Condutores de Ecoturismo de Ilha Grande – ILHAECOTUR – Piauí, Brasil, que vendem sua força de trabalho para suprir as suas necessidades na região do Delta do Parnaíba em sua extensão piauiense. Para tanto, nos apropriamos da perspectiva do materialismo histórico dialético. O fio condutor de nossa analise se processa metodologicamente no entrelaçamento de fontes escritas e orais. Para isso utilizamos uma abordagem qualitativa composta com pesquisas bibliográficas e de campo onde identificamos e inserimos nossos sujeitos de pesquisa através da História Oral. Percebi que apesar de diversos, os cursos ofertados pelo SEBRAE e pela UFPI eram superficiais e ofereciam um conhecimento fragmentado aos que se motivavam a cursa-los. Percebemos que a oferta dos cursos por ser recebida de forma passiva e articulada à revelia dos interesses dos mesmos se tornou um entrave para uma maior articulação entre os trabalhadores que atuam no setor, pois existe uma disputa entre trabalhadores “qualificados” e “não qualificados” o que colabora apenas com uma maior exploração de ambos pelas instancias capitalistas que fazem do turismo no Delta do Parnaíba seu principal produto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.