ESPAÇO FÍSICO, APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA: UM ESTUDO NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL MARIA ERIDAN VIEIRA DE FREITAS, ARACATI-CE
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Apesar de todo esforço coletivo, o grupo sempre finaliza as diversas atividades projetadas com a certeza de que o resultado poderia ser mais positivo. O motivo maior dessa constatação atribui-se à falta de espaço: problemática mais acentuada da instituição investigada. Considerando as manifestações e expressões genuínas dessa tenra idade, cujas possibilidades de aprendizagem estão intrinsecamente condicionadas às brincadeiras, ao lúdico, aos folguedos, é necessário construir um lugar prazeroso, alegre e simples, compatível com o próprio modo de ser das crianças. A partir da premissa de que o contexto físico da creche se transforma em lugar socialmente construído através das relações que ali são travadas entre crianças e adultos, é imprescindível que este seja um lugar de brincadeira, liberdade, movimentos e encontros, onde haja possibilidades de diferenciar e diversificar a rotina da sala de aula e dos demais espaços pertinentes. 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