AS CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICIPIO DE MANAUS / AMAZONAS/ BRASIL
"2015-11-10 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17500 "edicao_id" => 40 "trabalho_id" => 210 "inscrito_id" => 888 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICIPIO DE MANAUS / AMAZONAS/ BRASIL" "resumo" => "Este estudo tem como objetivo investigar as contribuições das Neurociências para aprendizagem em Ensino de Ciências em três escolas da zona leste do município de Manaus – Brasil, mas especificamente em diagnosticar sobre o conhecimento das Neurociências, suas contribuições e utilização das técnicas de ensino na sala de aula. Os autores que embasaram essa pesquisa foram: Piaget (1967); Ausubel (1978) Vigotsky (2000); Houzel (2002); Lundy-Ekman (2008); Fernandes (2010); Heber Maia (2014). Optou-se por um método misto, para obtenção de dados. A amostra constou de 20 professores da rede municipal de ensino, que responderam de forma voluntária a um formulário, contendo cinco questões. Sobre essas questões buscou-se uma reflexão sobre as dificuldades dos professores no tocante a utilização das técnicas de ensino embasado na Neurociência. Sendo assim, conclui-se que o cenário educacional brasileiro, especificamente no município de Manaus, ainda é muito preocupante, principalmente quando se refere aos professores das séries iniciais das escolas da zona leste do município de Manaus–Brasil. O resultado demonstrou o quanto é necessário que o corpo docente amplie seus conhecimentos com relação às contribuições das Neurociências para o processo de ensino aprendizagem dos alunos na sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Psicologia Escolar/Educacional: Formação, Pesquisa e Práticas" "palavra_chave" => "NEUROCIÊNCIAS, APRENDIZAGEM, ESCOLA, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA3_ID888_23102015194911.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IERECÊ DOS SANTOS BARBOSA" "autor_nome_curto" => "IERECÊ BARBOSA" "autor_email" => "ierecebarbosa@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VII FIPED" "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015" "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg" "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17500 "edicao_id" => 40 "trabalho_id" => 210 "inscrito_id" => 888 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICIPIO DE MANAUS / AMAZONAS/ BRASIL" "resumo" => "Este estudo tem como objetivo investigar as contribuições das Neurociências para aprendizagem em Ensino de Ciências em três escolas da zona leste do município de Manaus – Brasil, mas especificamente em diagnosticar sobre o conhecimento das Neurociências, suas contribuições e utilização das técnicas de ensino na sala de aula. Os autores que embasaram essa pesquisa foram: Piaget (1967); Ausubel (1978) Vigotsky (2000); Houzel (2002); Lundy-Ekman (2008); Fernandes (2010); Heber Maia (2014). Optou-se por um método misto, para obtenção de dados. A amostra constou de 20 professores da rede municipal de ensino, que responderam de forma voluntária a um formulário, contendo cinco questões. Sobre essas questões buscou-se uma reflexão sobre as dificuldades dos professores no tocante a utilização das técnicas de ensino embasado na Neurociência. Sendo assim, conclui-se que o cenário educacional brasileiro, especificamente no município de Manaus, ainda é muito preocupante, principalmente quando se refere aos professores das séries iniciais das escolas da zona leste do município de Manaus–Brasil. O resultado demonstrou o quanto é necessário que o corpo docente amplie seus conhecimentos com relação às contribuições das Neurociências para o processo de ensino aprendizagem dos alunos na sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Psicologia Escolar/Educacional: Formação, Pesquisa e Práticas" "palavra_chave" => "NEUROCIÊNCIAS, APRENDIZAGEM, ESCOLA, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA3_ID888_23102015194911.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IERECÊ DOS SANTOS BARBOSA" "autor_nome_curto" => "IERECÊ BARBOSA" "autor_email" => "ierecebarbosa@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VII FIPED" "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015" "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg" "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }