Artigo Anais VII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

AS CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICIPIO DE MANAUS / AMAZONAS/ BRASIL

Palavra-chaves: NEUROCIÊNCIAS, APRENDIZAGEM, ESCOLA, ENSINO DE CIÊNCIAS Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Psicologia Escolar/Educacional: Formação, Pesquisa e Práticas
"2015-11-10 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17500
    "edicao_id" => 40
    "trabalho_id" => 210
    "inscrito_id" => 888
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICIPIO DE MANAUS / AMAZONAS/ BRASIL"
    "resumo" => "Este estudo tem como objetivo investigar as contribuições das Neurociências para aprendizagem em Ensino de Ciências em três escolas da zona leste do município de Manaus – Brasil, mas especificamente em diagnosticar sobre o conhecimento das Neurociências, suas contribuições e utilização das técnicas de ensino na sala de aula. Os autores que embasaram essa pesquisa foram: Piaget (1967); Ausubel (1978) Vigotsky (2000); Houzel (2002); Lundy-Ekman (2008); Fernandes (2010); Heber Maia (2014). Optou-se por um método misto, para obtenção de dados. A amostra constou de 20 professores da rede municipal de ensino, que responderam de forma voluntária a um formulário, contendo cinco questões. Sobre essas questões buscou-se uma reflexão sobre as dificuldades dos professores no tocante a utilização das técnicas de ensino embasado na Neurociência. Sendo assim, conclui-se que o cenário educacional brasileiro, especificamente no município de Manaus, ainda é muito preocupante, principalmente quando se refere aos professores das séries iniciais das escolas da zona leste do município de Manaus–Brasil. O resultado demonstrou o quanto é necessário que o corpo docente amplie seus conhecimentos com relação às contribuições das Neurociências para o processo de ensino aprendizagem dos alunos na sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Psicologia Escolar/Educacional: Formação, Pesquisa e Práticas"
    "palavra_chave" => "NEUROCIÊNCIAS, APRENDIZAGEM, ESCOLA, ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA3_ID888_23102015194911.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IERECÊ DOS SANTOS BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "IERECÊ BARBOSA"
    "autor_email" => "ierecebarbosa@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VII FIPED"
    "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015"
    "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17500
    "edicao_id" => 40
    "trabalho_id" => 210
    "inscrito_id" => 888
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICIPIO DE MANAUS / AMAZONAS/ BRASIL"
    "resumo" => "Este estudo tem como objetivo investigar as contribuições das Neurociências para aprendizagem em Ensino de Ciências em três escolas da zona leste do município de Manaus – Brasil, mas especificamente em diagnosticar sobre o conhecimento das Neurociências, suas contribuições e utilização das técnicas de ensino na sala de aula. Os autores que embasaram essa pesquisa foram: Piaget (1967); Ausubel (1978) Vigotsky (2000); Houzel (2002); Lundy-Ekman (2008); Fernandes (2010); Heber Maia (2014). Optou-se por um método misto, para obtenção de dados. A amostra constou de 20 professores da rede municipal de ensino, que responderam de forma voluntária a um formulário, contendo cinco questões. Sobre essas questões buscou-se uma reflexão sobre as dificuldades dos professores no tocante a utilização das técnicas de ensino embasado na Neurociência. Sendo assim, conclui-se que o cenário educacional brasileiro, especificamente no município de Manaus, ainda é muito preocupante, principalmente quando se refere aos professores das séries iniciais das escolas da zona leste do município de Manaus–Brasil. O resultado demonstrou o quanto é necessário que o corpo docente amplie seus conhecimentos com relação às contribuições das Neurociências para o processo de ensino aprendizagem dos alunos na sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Psicologia Escolar/Educacional: Formação, Pesquisa e Práticas"
    "palavra_chave" => "NEUROCIÊNCIAS, APRENDIZAGEM, ESCOLA, ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA3_ID888_23102015194911.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IERECÊ DOS SANTOS BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "IERECÊ BARBOSA"
    "autor_email" => "ierecebarbosa@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VII FIPED"
    "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015"
    "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de novembro de 2015

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar as contribuições das Neurociências para aprendizagem em Ensino de Ciências em três escolas da zona leste do município de Manaus – Brasil, mas especificamente em diagnosticar sobre o conhecimento das Neurociências, suas contribuições e utilização das técnicas de ensino na sala de aula. Os autores que embasaram essa pesquisa foram: Piaget (1967); Ausubel (1978) Vigotsky (2000); Houzel (2002); Lundy-Ekman (2008); Fernandes (2010); Heber Maia (2014). Optou-se por um método misto, para obtenção de dados. A amostra constou de 20 professores da rede municipal de ensino, que responderam de forma voluntária a um formulário, contendo cinco questões. Sobre essas questões buscou-se uma reflexão sobre as dificuldades dos professores no tocante a utilização das técnicas de ensino embasado na Neurociência. Sendo assim, conclui-se que o cenário educacional brasileiro, especificamente no município de Manaus, ainda é muito preocupante, principalmente quando se refere aos professores das séries iniciais das escolas da zona leste do município de Manaus–Brasil. O resultado demonstrou o quanto é necessário que o corpo docente amplie seus conhecimentos com relação às contribuições das Neurociências para o processo de ensino aprendizagem dos alunos na sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.