Artigo Anais VII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

INFLUÊNCIA DO USO DOS TABLETS COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: PONTO DE VISTA DOS DOCENTES

Palavra-chaves: INCLUSÃO DIGITAL, TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação, Mídias e Tecnologias
"2015-11-11 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17601
    "edicao_id" => 40
    "trabalho_id" => 250
    "inscrito_id" => 997
    "titulo" => "INFLUÊNCIA DO USO DOS TABLETS COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: PONTO DE VISTA DOS DOCENTES"
    "resumo" => "A falta de uma análise e adequação do processo ensino-aprendizagem torna cada vez mais difícil a missão de idealizar ações eficazes no tocante à inclusão digital nas escolas. Faz-se necessário repensar como as novas tecnologias estão afetando o modo de pensar e agir das pessoas, não só na vida cotidiana, mas também no universo escolar.  Com o objetivo de  verificar a influência do uso dos tablets como ferramenta metodológica na construção do processo ensino-aprendizagem em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio localizada na cidade de Bayeux, Paraíba, foram aplicados questionários junto aos professores do ensino médio. Os resultados mostraram que mesmo avaliando como positivo o uso dos tablets como ferramenta para ajudar no processo ensino-aprendizagem, nenhum professor entrevistado recebeu treinamento para o uso dos tablets em sala de aula. E apontaram a falta de estrutura física e de acesso à internet como um dos principais obstáculos a serem vencidos pela escola no que diz respeito o uso das novas tecnologias no dia a dia do processo educacional. Com isso, fica comprovado que as políticas públicas de incentivo à inclusão digital ainda são muito falhas, pois falta um planejamento com relação à capacitação dos profissionais envolvidos, bem como um investimento na estrutura escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação, Mídias e Tecnologias"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO DIGITAL, TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA23_ID997_23102015222926.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELLE DO NASCIMENTO SILVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "DANIELLE"
    "autor_email" => "daninascimento.eng@gmail."
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VII FIPED"
    "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015"
    "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-11-11 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17601
    "edicao_id" => 40
    "trabalho_id" => 250
    "inscrito_id" => 997
    "titulo" => "INFLUÊNCIA DO USO DOS TABLETS COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: PONTO DE VISTA DOS DOCENTES"
    "resumo" => "A falta de uma análise e adequação do processo ensino-aprendizagem torna cada vez mais difícil a missão de idealizar ações eficazes no tocante à inclusão digital nas escolas. Faz-se necessário repensar como as novas tecnologias estão afetando o modo de pensar e agir das pessoas, não só na vida cotidiana, mas também no universo escolar.  Com o objetivo de  verificar a influência do uso dos tablets como ferramenta metodológica na construção do processo ensino-aprendizagem em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio localizada na cidade de Bayeux, Paraíba, foram aplicados questionários junto aos professores do ensino médio. Os resultados mostraram que mesmo avaliando como positivo o uso dos tablets como ferramenta para ajudar no processo ensino-aprendizagem, nenhum professor entrevistado recebeu treinamento para o uso dos tablets em sala de aula. E apontaram a falta de estrutura física e de acesso à internet como um dos principais obstáculos a serem vencidos pela escola no que diz respeito o uso das novas tecnologias no dia a dia do processo educacional. Com isso, fica comprovado que as políticas públicas de incentivo à inclusão digital ainda são muito falhas, pois falta um planejamento com relação à capacitação dos profissionais envolvidos, bem como um investimento na estrutura escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação, Mídias e Tecnologias"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO DIGITAL, TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA23_ID997_23102015222926.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELLE DO NASCIMENTO SILVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "DANIELLE"
    "autor_email" => "daninascimento.eng@gmail."
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VII FIPED"
    "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015"
    "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-11-11 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de novembro de 2015

Resumo

A falta de uma análise e adequação do processo ensino-aprendizagem torna cada vez mais difícil a missão de idealizar ações eficazes no tocante à inclusão digital nas escolas. Faz-se necessário repensar como as novas tecnologias estão afetando o modo de pensar e agir das pessoas, não só na vida cotidiana, mas também no universo escolar. Com o objetivo de verificar a influência do uso dos tablets como ferramenta metodológica na construção do processo ensino-aprendizagem em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio localizada na cidade de Bayeux, Paraíba, foram aplicados questionários junto aos professores do ensino médio. Os resultados mostraram que mesmo avaliando como positivo o uso dos tablets como ferramenta para ajudar no processo ensino-aprendizagem, nenhum professor entrevistado recebeu treinamento para o uso dos tablets em sala de aula. E apontaram a falta de estrutura física e de acesso à internet como um dos principais obstáculos a serem vencidos pela escola no que diz respeito o uso das novas tecnologias no dia a dia do processo educacional. Com isso, fica comprovado que as políticas públicas de incentivo à inclusão digital ainda são muito falhas, pois falta um planejamento com relação à capacitação dos profissionais envolvidos, bem como um investimento na estrutura escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.