ESCRITA E REESCRITA NO ENSINO MEDIO: A PRODUÇÃO DO TEXTO COMO UM PROCESSO EM TRÊS ETAPAS
"2015-11-10 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17569 "edicao_id" => 40 "trabalho_id" => 34 "inscrito_id" => 381 "titulo" => "ESCRITA E REESCRITA NO ENSINO MEDIO: A PRODUÇÃO DO TEXTO COMO UM PROCESSO EM TRÊS ETAPAS" "resumo" => "Este trabalho tem como finalidade relatar as experiências vividas pelos bolsistas, PIBID/UERN (Programa Institucional de Iniciação à Docência), na execução do projeto de escrita e reescrita na turma do 3º ano do ensino médio na Escola Estadual Professora “Maria Edilma de Freitas” na cidade de Pau dos Ferros RN. Objetivamos trabalhar a produção de textos de forma mediada, onde o sujeito-autor da produção parte do conhecimento primário para um novo conhecimento, também é do nosso interesse o entendimento do texto como um todo, o sentido de suas partes e de seus segmentos constitutivos. Tomamos como referencial teórico as ideias de Antunes (2010/2013), Brasil (2002) e Oliveira (2010). O caminho seguido para a execução do projeto foi: (i) escolha de uma temática para as redações do ENEM; (ii) apresentação em sala, usando vários gêneros textos como fonte motivadora; (iii) predição de leitura e especulação dos conhecimentos prévios da turma; (iv) discussão referente ao tema, objetivando discutir seus conhecimentos e organizá-los antes da escrita; (v) produção do texto; (vi) após a escrita foi realizada as correções/observações pelos bolsistas para que as produções fossem devolvidas aos alunos para a refacção do texto. Como resultado, percebeu-se uma motivação por parte dos discentes no que diz respeito a análise crítica de suas próprias produções e amadurecimento da sua escrita. Conclui-se, portanto, que trabalhar a refacção textual a partir da invasão sociointeracionista da linguagem apresenta resultados positivos e significativos na perspectiva de avançar com a maturidade sociocognitiva de cada sujeito/aprendiz." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de Língua Portuguesa" "palavra_chave" => "ESCRITA, REESCRITA, TEXTOS, DISSERTATIVOS-ARGUMENTAATIVOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA16_ID381_03102015095356.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA BONFIM GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "MARIA GONÇALVES" "autor_email" => "mariabonfim19@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE/UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VII FIPED" "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015" "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg" "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17569 "edicao_id" => 40 "trabalho_id" => 34 "inscrito_id" => 381 "titulo" => "ESCRITA E REESCRITA NO ENSINO MEDIO: A PRODUÇÃO DO TEXTO COMO UM PROCESSO EM TRÊS ETAPAS" "resumo" => "Este trabalho tem como finalidade relatar as experiências vividas pelos bolsistas, PIBID/UERN (Programa Institucional de Iniciação à Docência), na execução do projeto de escrita e reescrita na turma do 3º ano do ensino médio na Escola Estadual Professora “Maria Edilma de Freitas” na cidade de Pau dos Ferros RN. Objetivamos trabalhar a produção de textos de forma mediada, onde o sujeito-autor da produção parte do conhecimento primário para um novo conhecimento, também é do nosso interesse o entendimento do texto como um todo, o sentido de suas partes e de seus segmentos constitutivos. Tomamos como referencial teórico as ideias de Antunes (2010/2013), Brasil (2002) e Oliveira (2010). O caminho seguido para a execução do projeto foi: (i) escolha de uma temática para as redações do ENEM; (ii) apresentação em sala, usando vários gêneros textos como fonte motivadora; (iii) predição de leitura e especulação dos conhecimentos prévios da turma; (iv) discussão referente ao tema, objetivando discutir seus conhecimentos e organizá-los antes da escrita; (v) produção do texto; (vi) após a escrita foi realizada as correções/observações pelos bolsistas para que as produções fossem devolvidas aos alunos para a refacção do texto. Como resultado, percebeu-se uma motivação por parte dos discentes no que diz respeito a análise crítica de suas próprias produções e amadurecimento da sua escrita. Conclui-se, portanto, que trabalhar a refacção textual a partir da invasão sociointeracionista da linguagem apresenta resultados positivos e significativos na perspectiva de avançar com a maturidade sociocognitiva de cada sujeito/aprendiz." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de Língua Portuguesa" "palavra_chave" => "ESCRITA, REESCRITA, TEXTOS, DISSERTATIVOS-ARGUMENTAATIVOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA16_ID381_03102015095356.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA BONFIM GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "MARIA GONÇALVES" "autor_email" => "mariabonfim19@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE/UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VII FIPED" "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015" "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg" "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }