EXPERIÊNCIAS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM ESCOLAS RIBEIRINHAS DE PARINTINS-AM
"2015-11-10 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17581 "edicao_id" => 40 "trabalho_id" => 257 "inscrito_id" => 1161 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM ESCOLAS RIBEIRINHAS DE PARINTINS-AM" "resumo" => "Resumo: Este trabalho reflete a formação inicial de professores no curso de Pedagogia, do Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP/UEA), a partir de uma experiência pioneira de ensino, pesquisa e extensão em escolas de contexto ribeirinho, efetivada pela Disciplina Estágio Supervisionado II; Programa de Apoio a Iniciação Científica (PAIC); e Programa de Apoio a Projetos Extracurriculares (CAPES/MEC). O estudo desenvolveu-se por meio da abordagem qualitativa, com apoio de uma pesquisa de campo que decorreu na comunidade do Divino Espírito Santo do Paraná do Meio e Santo Antônio do Rio Tracajá. Utilizou-se a técnica da entrevista semiestruturada, realizada com quatro professoras egressas do curso de Pedagogia e uma acadêmica do 8º período do referido curso. Fundamentou-se nos estudos de Ghedin (2003, 2007, 2008); Borges (2007); Hage (2005); Silva e Gonzaga (2013); Pimenta (2011); Arroyo, Caldart e Molina (2011), Severino (2007), Demo (2005, 2010), Tardif (2008), dentre outros. Confirma-se a exigência por uma formação que possibilite o contato dos acadêmicos com os múltiplos espaços de ensino que compõem a diversidade do contexto amazônico. Aponta-se para a necessidade de um currículo na formação de professores que valorize a importância das comunidades ribeirinhas e de seus saberes na construção da identidade docente na região do Baixo Amazonas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação, Profissionalização e Trabalho Docente" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, CURSO DE PEDAGOGIA, ESCOLAS RIBEIRINHAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA25_ID1161_23102015225509.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE DE SOUZA VIEIRA" "autor_nome_curto" => "FELIPE VIEIRA" "autor_email" => "felipe89_sovi@hotmail.com" "autor_ies" => "PROFESSOR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VII FIPED" "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015" "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg" "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17581 "edicao_id" => 40 "trabalho_id" => 257 "inscrito_id" => 1161 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM ESCOLAS RIBEIRINHAS DE PARINTINS-AM" "resumo" => "Resumo: Este trabalho reflete a formação inicial de professores no curso de Pedagogia, do Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP/UEA), a partir de uma experiência pioneira de ensino, pesquisa e extensão em escolas de contexto ribeirinho, efetivada pela Disciplina Estágio Supervisionado II; Programa de Apoio a Iniciação Científica (PAIC); e Programa de Apoio a Projetos Extracurriculares (CAPES/MEC). O estudo desenvolveu-se por meio da abordagem qualitativa, com apoio de uma pesquisa de campo que decorreu na comunidade do Divino Espírito Santo do Paraná do Meio e Santo Antônio do Rio Tracajá. Utilizou-se a técnica da entrevista semiestruturada, realizada com quatro professoras egressas do curso de Pedagogia e uma acadêmica do 8º período do referido curso. Fundamentou-se nos estudos de Ghedin (2003, 2007, 2008); Borges (2007); Hage (2005); Silva e Gonzaga (2013); Pimenta (2011); Arroyo, Caldart e Molina (2011), Severino (2007), Demo (2005, 2010), Tardif (2008), dentre outros. Confirma-se a exigência por uma formação que possibilite o contato dos acadêmicos com os múltiplos espaços de ensino que compõem a diversidade do contexto amazônico. Aponta-se para a necessidade de um currículo na formação de professores que valorize a importância das comunidades ribeirinhas e de seus saberes na construção da identidade docente na região do Baixo Amazonas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação, Profissionalização e Trabalho Docente" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, CURSO DE PEDAGOGIA, ESCOLAS RIBEIRINHAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA25_ID1161_23102015225509.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE DE SOUZA VIEIRA" "autor_nome_curto" => "FELIPE VIEIRA" "autor_email" => "felipe89_sovi@hotmail.com" "autor_ies" => "PROFESSOR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VII FIPED" "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015" "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg" "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }