Artigo Anais VII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

DIRETRIZES OPERACIONAIS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM OLHAR PARA A IMPLEMENTAÇÃO NAS ESCOLAS DO CAMPO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DO CAMPO, DIRETRIZES, ESCOLA DO CAMPO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação, Diversidade, Gênero e Sexualidade
"2015-11-10 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17541
    "edicao_id" => 40
    "trabalho_id" => 279
    "inscrito_id" => 160
    "titulo" => "DIRETRIZES OPERACIONAIS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM OLHAR PARA A IMPLEMENTAÇÃO NAS ESCOLAS DO CAMPO"
    "resumo" => "Inseridos num contexto globalizado e na sociedade pós-moderna, onde as relações se tornam complexas e diversas, em que o paradigma urbanocêntrico influencia o pensamento dos sujeitos, construindo o conceito de que o urbano é o melhor lugar para se viver, sobrepondo a ideia de que o rural é considerado atraso para o desenvolvimento de um país. Assim, este trabalho traz uma proposta que busca quebrar paradigmas, dentre eles, aquele em que o urbano é o centro de tudo, a discussão acerca da Educação do Campo, onde a consideramos como uma concepção de educação que se encontra em construção e transformação, que teve sua origem nos assentamentos rurais do Movimento dos Sem Terra, que foram desafiados a pensar uma educação dos sujeitos do campo e não para eles. Desse modo, nos propomos a analisar como estão sendo implementadas as Diretrizes Operacionais da Educação do Campo na Escola Municipal Cícero Rodrigues, da comunidade do Juazeiro, em Marcelino Vieira/RN. Essa pesquisa, encontra-se em andamento, se constitui como qualitativa, faremos o uso da entrevista semiestruturada e da análise documental. As nossas considerações finais, se traduzem em apenas apontamentos iniciais, uma vez que esta pesquisa não foi concluída."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação, Diversidade, Gênero e Sexualidade"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, DIRETRIZES, ESCOLA DO CAMPO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA8_ID160_24102015001113.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARY CARNEIRO DE PAIVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARY CARNEIRO"
    "autor_email" => "marycpo4@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UFRN E FACEP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VII FIPED"
    "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015"
    "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17541
    "edicao_id" => 40
    "trabalho_id" => 279
    "inscrito_id" => 160
    "titulo" => "DIRETRIZES OPERACIONAIS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM OLHAR PARA A IMPLEMENTAÇÃO NAS ESCOLAS DO CAMPO"
    "resumo" => "Inseridos num contexto globalizado e na sociedade pós-moderna, onde as relações se tornam complexas e diversas, em que o paradigma urbanocêntrico influencia o pensamento dos sujeitos, construindo o conceito de que o urbano é o melhor lugar para se viver, sobrepondo a ideia de que o rural é considerado atraso para o desenvolvimento de um país. Assim, este trabalho traz uma proposta que busca quebrar paradigmas, dentre eles, aquele em que o urbano é o centro de tudo, a discussão acerca da Educação do Campo, onde a consideramos como uma concepção de educação que se encontra em construção e transformação, que teve sua origem nos assentamentos rurais do Movimento dos Sem Terra, que foram desafiados a pensar uma educação dos sujeitos do campo e não para eles. Desse modo, nos propomos a analisar como estão sendo implementadas as Diretrizes Operacionais da Educação do Campo na Escola Municipal Cícero Rodrigues, da comunidade do Juazeiro, em Marcelino Vieira/RN. Essa pesquisa, encontra-se em andamento, se constitui como qualitativa, faremos o uso da entrevista semiestruturada e da análise documental. As nossas considerações finais, se traduzem em apenas apontamentos iniciais, uma vez que esta pesquisa não foi concluída."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação, Diversidade, Gênero e Sexualidade"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, DIRETRIZES, ESCOLA DO CAMPO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA8_ID160_24102015001113.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARY CARNEIRO DE PAIVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARY CARNEIRO"
    "autor_email" => "marycpo4@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UFRN E FACEP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VII FIPED"
    "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015"
    "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de novembro de 2015

Resumo

Inseridos num contexto globalizado e na sociedade pós-moderna, onde as relações se tornam complexas e diversas, em que o paradigma urbanocêntrico influencia o pensamento dos sujeitos, construindo o conceito de que o urbano é o melhor lugar para se viver, sobrepondo a ideia de que o rural é considerado atraso para o desenvolvimento de um país. Assim, este trabalho traz uma proposta que busca quebrar paradigmas, dentre eles, aquele em que o urbano é o centro de tudo, a discussão acerca da Educação do Campo, onde a consideramos como uma concepção de educação que se encontra em construção e transformação, que teve sua origem nos assentamentos rurais do Movimento dos Sem Terra, que foram desafiados a pensar uma educação dos sujeitos do campo e não para eles. Desse modo, nos propomos a analisar como estão sendo implementadas as Diretrizes Operacionais da Educação do Campo na Escola Municipal Cícero Rodrigues, da comunidade do Juazeiro, em Marcelino Vieira/RN. Essa pesquisa, encontra-se em andamento, se constitui como qualitativa, faremos o uso da entrevista semiestruturada e da análise documental. As nossas considerações finais, se traduzem em apenas apontamentos iniciais, uma vez que esta pesquisa não foi concluída.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.