SANTOS, Francisco Bezerra Dos et al.. Desafios e possibilidades na educação especial. Anais VII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/17534>. Acesso em: 22/12/2024 15:48
A exclusão deriva um histórico da humanidade marcado por atos de preconceito a tudo que é diferente. Nesse sentido, o diferente pode torna-se “especial”, como é o caso das pessoas com deficiências ou altas habilidades/superdotação, que carecem de medidas educativas diferenciadas, afinal, uma criança especial demanda um professor igualmente especial, em sentidos distintos. Contudo, há inúmeras barreiras para a prática docente eficaz desse professor, assim como há diversas possibilidades de desenvolvimento dos sujeitos inseridos no contexto da Educação Especial. Pensando nisso, o presente trabalho visa abordar os desafios e possibilidades da Educação Especial e se justifica pela importância de se discutir uma modalidade de ensino frequentemente relegada a um segundo plano diante das discussões nacionais sobre a Educação, mesmo que o público-alvo seja composto por indivíduos tão carentes de atenção e cuidado. Mediante revisão bibliográfica dos autores como Vygotsky (1997), Mazzotta (2003), entre outros, foi possível compreender que a permanência dos alunos com necessidades especiais nas escolas regulares, a incompletude da formação docente e a descrença dos profissionais mediante os alunos com algum tipo de deficiência constituem um dos principais desafios na Educação Especial, ao passo que a atenção devida às potencialidades dos educandos com necessidades especiais podem criar grandes possibilidades para sua evolução concreta.