DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
"2015-11-10 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17534 "edicao_id" => 40 "trabalho_id" => 163 "inscrito_id" => 198 "titulo" => "DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO ESPECIAL" "resumo" => "A exclusão deriva um histórico da humanidade marcado por atos de preconceito a tudo que é diferente. Nesse sentido, o diferente pode torna-se “especial”, como é o caso das pessoas com deficiências ou altas habilidades/superdotação, que carecem de medidas educativas diferenciadas, afinal, uma criança especial demanda um professor igualmente especial, em sentidos distintos. Contudo, há inúmeras barreiras para a prática docente eficaz desse professor, assim como há diversas possibilidades de desenvolvimento dos sujeitos inseridos no contexto da Educação Especial. Pensando nisso, o presente trabalho visa abordar os desafios e possibilidades da Educação Especial e se justifica pela importância de se discutir uma modalidade de ensino frequentemente relegada a um segundo plano diante das discussões nacionais sobre a Educação, mesmo que o público-alvo seja composto por indivíduos tão carentes de atenção e cuidado. Mediante revisão bibliográfica dos autores como Vygotsky (1997), Mazzotta (2003), entre outros, foi possível compreender que a permanência dos alunos com necessidades especiais nas escolas regulares, a incompletude da formação docente e a descrença dos profissionais mediante os alunos com algum tipo de deficiência constituem um dos principais desafios na Educação Especial, ao passo que a atenção devida às potencialidades dos educandos com necessidades especiais podem criar grandes possibilidades para sua evolução concreta." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Inclusiva" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL, DESAFIOS, POSSIBILIDADES, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA7_ID198_23102015144116.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO BEZERRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "FRANCISCO SANTOS" "autor_email" => "francisco.santos362@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VII FIPED" "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015" "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg" "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17534 "edicao_id" => 40 "trabalho_id" => 163 "inscrito_id" => 198 "titulo" => "DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO ESPECIAL" "resumo" => "A exclusão deriva um histórico da humanidade marcado por atos de preconceito a tudo que é diferente. Nesse sentido, o diferente pode torna-se “especial”, como é o caso das pessoas com deficiências ou altas habilidades/superdotação, que carecem de medidas educativas diferenciadas, afinal, uma criança especial demanda um professor igualmente especial, em sentidos distintos. Contudo, há inúmeras barreiras para a prática docente eficaz desse professor, assim como há diversas possibilidades de desenvolvimento dos sujeitos inseridos no contexto da Educação Especial. Pensando nisso, o presente trabalho visa abordar os desafios e possibilidades da Educação Especial e se justifica pela importância de se discutir uma modalidade de ensino frequentemente relegada a um segundo plano diante das discussões nacionais sobre a Educação, mesmo que o público-alvo seja composto por indivíduos tão carentes de atenção e cuidado. Mediante revisão bibliográfica dos autores como Vygotsky (1997), Mazzotta (2003), entre outros, foi possível compreender que a permanência dos alunos com necessidades especiais nas escolas regulares, a incompletude da formação docente e a descrença dos profissionais mediante os alunos com algum tipo de deficiência constituem um dos principais desafios na Educação Especial, ao passo que a atenção devida às potencialidades dos educandos com necessidades especiais podem criar grandes possibilidades para sua evolução concreta." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Inclusiva" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL, DESAFIOS, POSSIBILIDADES, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA7_ID198_23102015144116.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO BEZERRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "FRANCISCO SANTOS" "autor_email" => "francisco.santos362@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VII FIPED" "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015" "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg" "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }