AMBIENTE AQUIFERO E INFÂNCIA VULNERÁVEL NO BAIRRO DE PALMARES EM PARINTINS/AM: REALIDADE NA CONTEXTUALIZAÇÃO DA CRIANÇA.
"2015-11-10 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17490 "edicao_id" => 40 "trabalho_id" => 25 "inscrito_id" => 371 "titulo" => "AMBIENTE AQUIFERO E INFÂNCIA VULNERÁVEL NO BAIRRO DE PALMARES EM PARINTINS/AM: REALIDADE NA CONTEXTUALIZAÇÃO DA CRIANÇA." "resumo" => "O presente artigo busca através de uma pesquisa qualitativa, etnográfica e fenomenológica, mostrar a concepção da criança no ambiente aquífero. É notório que nos últimos anos, o ambiente está sofrendo drásticas mudanças climáticas, o que acarreta a vulnerabilidade socioambiental de inúmeras famílias. O ponto de partida foi identificar e visitar as áreas alagadas do bairro de Palmares, na cidade de Parintins. O objetivo é reconhecer a importância da educação ambiental na organização do processo de conscientização e sensibilização da sociedade em prol a uma vida saudável. Para a fundamentação utilizou-se: André (2012), Chizzoti (2006), Silva, (2012), Sato, (2003) e outros, que falam do meio ambiente e da criança em seu contexto natural. No decorrer das entrevistas, observou-se os desdobramentos sobre os fenômenos da natureza e a necessidade da Educação Ambiental no processo educativo das crianças e suas peculiaridades, visto que a abordagem está direcionado ao estudo desta relação, no processo de socialização do saber ambiental. Diante disso, podemos perceber que a pedagogia ambientalista difunde os questionamentos sobre a construção do conhecimento socioambiental. Portanto, esta pesquisa direciona-se para a compreensão da realidade vivenciada no contexto ambiental, abordando uma reflexão para uma práxis pedagógica ambiental na educação das crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências e Educação Ambiental" "palavra_chave" => "AMBIENTE AQUÍFERO, INFÂNCIA, VULNERABILIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA13_ID371_27092015233132.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUBIA MARIA CAVALCANTE DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "RUBIA CASTRO" "autor_email" => "kastrorubia@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS-UEA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VII FIPED" "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015" "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg" "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17490 "edicao_id" => 40 "trabalho_id" => 25 "inscrito_id" => 371 "titulo" => "AMBIENTE AQUIFERO E INFÂNCIA VULNERÁVEL NO BAIRRO DE PALMARES EM PARINTINS/AM: REALIDADE NA CONTEXTUALIZAÇÃO DA CRIANÇA." "resumo" => "O presente artigo busca através de uma pesquisa qualitativa, etnográfica e fenomenológica, mostrar a concepção da criança no ambiente aquífero. É notório que nos últimos anos, o ambiente está sofrendo drásticas mudanças climáticas, o que acarreta a vulnerabilidade socioambiental de inúmeras famílias. O ponto de partida foi identificar e visitar as áreas alagadas do bairro de Palmares, na cidade de Parintins. O objetivo é reconhecer a importância da educação ambiental na organização do processo de conscientização e sensibilização da sociedade em prol a uma vida saudável. Para a fundamentação utilizou-se: André (2012), Chizzoti (2006), Silva, (2012), Sato, (2003) e outros, que falam do meio ambiente e da criança em seu contexto natural. No decorrer das entrevistas, observou-se os desdobramentos sobre os fenômenos da natureza e a necessidade da Educação Ambiental no processo educativo das crianças e suas peculiaridades, visto que a abordagem está direcionado ao estudo desta relação, no processo de socialização do saber ambiental. Diante disso, podemos perceber que a pedagogia ambientalista difunde os questionamentos sobre a construção do conhecimento socioambiental. Portanto, esta pesquisa direciona-se para a compreensão da realidade vivenciada no contexto ambiental, abordando uma reflexão para uma práxis pedagógica ambiental na educação das crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências e Educação Ambiental" "palavra_chave" => "AMBIENTE AQUÍFERO, INFÂNCIA, VULNERABILIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA13_ID371_27092015233132.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUBIA MARIA CAVALCANTE DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "RUBIA CASTRO" "autor_email" => "kastrorubia@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS-UEA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VII FIPED" "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015" "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg" "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }