Artigo Anais VII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

TEXTOS LITERÁRIOS NO PROCESSO DE LETRAMENTO: REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DO JOVEM LEITOR

Palavra-chaves: LETRAMENTO, TEXTO LITERÁRIO, FORMAÇÃO DE LEITORES Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2015-11-11 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17697
    "edicao_id" => 40
    "trabalho_id" => 43
    "inscrito_id" => 139
    "titulo" => "TEXTOS LITERÁRIOS NO PROCESSO DE LETRAMENTO: REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DO JOVEM LEITOR"
    "resumo" => "O presente estudo é parte de uma pesquisa em andamento do Grupo de Estudo Dialética, Educação e Cultura – Campo e Cidade da Universidade Federal do Pará no Campus de Altamira (GEDEC-CC/UFPA), tem por objetivo apresentar elementos indicativos relacionados à contribuição dos textos literários no processo de letramento como recurso propício à formação do jovem leitor. Para metodologia adotamos a perspectiva dialética, e como procedimentos a pesquisa Bibliográfica e, posteriormente a pesquisa Empírica. Quanto às técnicas para a coleta de dados, utilizaremos a observação participante em uma turma do 6º ano de uma escola pública do Município de Altamira/PA. O aporte teórico se constitui a partir da concepção de alguns estudiosos, dentre eles: Soares (2004), Marcuschi (2005), Zilberman (2003) e Costa (2007). A dificuldade de leitura existe por todo o território nacional, alunos que se formam e mal sabem ler pequenos textos, conforme atestam testes nacionais e internacionais como o PISA, Programa Internacional de Avaliação de alunos, que apresenta dados inquietantes acerca da aprendizagem dos alunos no ensino fundamental maior. Vários estudos enfatizam a literatura como ponto de partida para a formação de leitores e, tanto a escola quanto o professor desempenham um papel relevante para despertar no aluno o prazer pela leitura. Desse modo, os gêneros literários podem ser um importante instrumento de aprendizagem no processo de letramento, principalmente no que concerne a aquisição da leitura e da escrita, pois não se trata apenas de instrumentos de uso da língua, mas também de instrumentos que favorecem a formação do leitor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO, TEXTO LITERÁRIO, FORMAÇÃO DE LEITORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA17_ID139_06102015164637.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LÚCIA ALMEIDA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANA LÚCIA"
    "autor_email" => "luciaufpa@bol.com.br"
    "autor_ies" => "PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTAMIRA/PMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VII FIPED"
    "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015"
    "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-11-11 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17697
    "edicao_id" => 40
    "trabalho_id" => 43
    "inscrito_id" => 139
    "titulo" => "TEXTOS LITERÁRIOS NO PROCESSO DE LETRAMENTO: REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DO JOVEM LEITOR"
    "resumo" => "O presente estudo é parte de uma pesquisa em andamento do Grupo de Estudo Dialética, Educação e Cultura – Campo e Cidade da Universidade Federal do Pará no Campus de Altamira (GEDEC-CC/UFPA), tem por objetivo apresentar elementos indicativos relacionados à contribuição dos textos literários no processo de letramento como recurso propício à formação do jovem leitor. Para metodologia adotamos a perspectiva dialética, e como procedimentos a pesquisa Bibliográfica e, posteriormente a pesquisa Empírica. Quanto às técnicas para a coleta de dados, utilizaremos a observação participante em uma turma do 6º ano de uma escola pública do Município de Altamira/PA. O aporte teórico se constitui a partir da concepção de alguns estudiosos, dentre eles: Soares (2004), Marcuschi (2005), Zilberman (2003) e Costa (2007). A dificuldade de leitura existe por todo o território nacional, alunos que se formam e mal sabem ler pequenos textos, conforme atestam testes nacionais e internacionais como o PISA, Programa Internacional de Avaliação de alunos, que apresenta dados inquietantes acerca da aprendizagem dos alunos no ensino fundamental maior. Vários estudos enfatizam a literatura como ponto de partida para a formação de leitores e, tanto a escola quanto o professor desempenham um papel relevante para despertar no aluno o prazer pela leitura. Desse modo, os gêneros literários podem ser um importante instrumento de aprendizagem no processo de letramento, principalmente no que concerne a aquisição da leitura e da escrita, pois não se trata apenas de instrumentos de uso da língua, mas também de instrumentos que favorecem a formação do leitor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO, TEXTO LITERÁRIO, FORMAÇÃO DE LEITORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA17_ID139_06102015164637.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LÚCIA ALMEIDA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANA LÚCIA"
    "autor_email" => "luciaufpa@bol.com.br"
    "autor_ies" => "PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTAMIRA/PMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VII FIPED"
    "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015"
    "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-11-11 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de novembro de 2015

Resumo

O presente estudo é parte de uma pesquisa em andamento do Grupo de Estudo Dialética, Educação e Cultura – Campo e Cidade da Universidade Federal do Pará no Campus de Altamira (GEDEC-CC/UFPA), tem por objetivo apresentar elementos indicativos relacionados à contribuição dos textos literários no processo de letramento como recurso propício à formação do jovem leitor. Para metodologia adotamos a perspectiva dialética, e como procedimentos a pesquisa Bibliográfica e, posteriormente a pesquisa Empírica. Quanto às técnicas para a coleta de dados, utilizaremos a observação participante em uma turma do 6º ano de uma escola pública do Município de Altamira/PA. O aporte teórico se constitui a partir da concepção de alguns estudiosos, dentre eles: Soares (2004), Marcuschi (2005), Zilberman (2003) e Costa (2007). A dificuldade de leitura existe por todo o território nacional, alunos que se formam e mal sabem ler pequenos textos, conforme atestam testes nacionais e internacionais como o PISA, Programa Internacional de Avaliação de alunos, que apresenta dados inquietantes acerca da aprendizagem dos alunos no ensino fundamental maior. Vários estudos enfatizam a literatura como ponto de partida para a formação de leitores e, tanto a escola quanto o professor desempenham um papel relevante para despertar no aluno o prazer pela leitura. Desse modo, os gêneros literários podem ser um importante instrumento de aprendizagem no processo de letramento, principalmente no que concerne a aquisição da leitura e da escrita, pois não se trata apenas de instrumentos de uso da língua, mas também de instrumentos que favorecem a formação do leitor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.