FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DO PARFOR: ENTRE OS CONHECIMENTOS DA FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE
"2015-11-10 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17585 "edicao_id" => 40 "trabalho_id" => 98 "inscrito_id" => 419 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DO PARFOR: ENTRE OS CONHECIMENTOS DA FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => """ Resumo: Reconhecendo o valor atribuído aos saberes adquiridos durante a formação acadêmica essa pesquisa partiu do intuito de analisar a real aplicabilidade desses saberes na prática docente, buscando conhecer quais conhecimentos os docentes da educação básica mais utilizam na sua atuação como docente, buscando como embasamento, o PARFOR, programa inscrito nas ações da Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica que visa qualificar os professores que já atuam, oferecendo uma primeira ou segunda licenciatura. Assim, a pesquisa é de cunho qualitativa, em que foram aplicados quarenta questionários aos discentes de variados cursos desse programa, detectando-se que apesar das dificuldades enfrentadas em virtude das especificidades do programa: como formação ocorrida em período de férias do docente, os professores se utilizam dos conhecimentos veiculados nos cursos em suas práticas, relatando que esta vem melhorando com a formação recebida e que os conhecimentos pedagógicos e os específicos de cada área são os que são mais utilizados por eles. \r\n \r\n Palavras-chave: PARFOR, Formação de professores, Saberes Acadêmicos, Prática docente. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação, Profissionalização e Trabalho Docente" "palavra_chave" => "PARFOR, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, SABERES ACADÊMICOS, PRÁTICA DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA25_ID419_20102015181741.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DA CRUZ SANTOS GUIMARÃES" "autor_nome_curto" => "MARIA GUIMARÃES" "autor_email" => "marycguimaraes20@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VII FIPED" "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015" "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg" "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17585 "edicao_id" => 40 "trabalho_id" => 98 "inscrito_id" => 419 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DO PARFOR: ENTRE OS CONHECIMENTOS DA FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => """ Resumo: Reconhecendo o valor atribuído aos saberes adquiridos durante a formação acadêmica essa pesquisa partiu do intuito de analisar a real aplicabilidade desses saberes na prática docente, buscando conhecer quais conhecimentos os docentes da educação básica mais utilizam na sua atuação como docente, buscando como embasamento, o PARFOR, programa inscrito nas ações da Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica que visa qualificar os professores que já atuam, oferecendo uma primeira ou segunda licenciatura. Assim, a pesquisa é de cunho qualitativa, em que foram aplicados quarenta questionários aos discentes de variados cursos desse programa, detectando-se que apesar das dificuldades enfrentadas em virtude das especificidades do programa: como formação ocorrida em período de férias do docente, os professores se utilizam dos conhecimentos veiculados nos cursos em suas práticas, relatando que esta vem melhorando com a formação recebida e que os conhecimentos pedagógicos e os específicos de cada área são os que são mais utilizados por eles. \r\n \r\n Palavras-chave: PARFOR, Formação de professores, Saberes Acadêmicos, Prática docente. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação, Profissionalização e Trabalho Docente" "palavra_chave" => "PARFOR, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, SABERES ACADÊMICOS, PRÁTICA DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA25_ID419_20102015181741.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DA CRUZ SANTOS GUIMARÃES" "autor_nome_curto" => "MARIA GUIMARÃES" "autor_email" => "marycguimaraes20@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VII FIPED" "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015" "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg" "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }