Artigo Anais VII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

Visualizações: 146
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DO PARFOR: ENTRE OS CONHECIMENTOS DA FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE

Palavra-chaves: PARFOR, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, SABERES ACADÊMICOS, PRÁTICA DOCENTE Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Formação, Profissionalização e Trabalho Docente

Resumo

Resumo: Reconhecendo o valor atribuído aos saberes adquiridos durante a formação acadêmica essa pesquisa partiu do intuito de analisar a real aplicabilidade desses saberes na prática docente, buscando conhecer quais conhecimentos os docentes da educação básica mais utilizam na sua atuação como docente, buscando como embasamento, o PARFOR, programa inscrito nas ações da Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica que visa qualificar os professores que já atuam, oferecendo uma primeira ou segunda licenciatura. Assim, a pesquisa é de cunho qualitativa, em que foram aplicados quarenta questionários aos discentes de variados cursos desse programa, detectando-se que apesar das dificuldades enfrentadas em virtude das especificidades do programa: como formação ocorrida em período de férias do docente, os professores se utilizam dos conhecimentos veiculados nos cursos em suas práticas, relatando que esta vem melhorando com a formação recebida e que os conhecimentos pedagógicos e os específicos de cada área são os que são mais utilizados por eles. Palavras-chave: PARFOR, Formação de professores, Saberes Acadêmicos, Prática docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.