A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15350 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1509 "inscrito_id" => 5985 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "O processo de ensino-aprendizagem das escolas atuais ainda é baseado no método convencional, onde professores são sujeitos ativos e alunos passivos. Assim, destaca-se a importância do uso das atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem nas escolas. Essas atividades buscam a motivação dos alunos e tornam as aulas mais didáticas. Objetivou-se promover a ludicidade no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de ciências, como também proporcionar a interação entre os alunos e os professores e permitir a participação dos discentes na sala de aula e na construção do seu conhecimento. Foi trabalhado como um projeto de intervenção. Foi desenvolvido numa escola de rede pública de Ensino Fundamental de João Pessoa-PB, na qual foram realizadas três atividades de intervenção com 25 alunos e 1 professor. Observou-se que os alunos não tinham conhecimento sobre a importância do uso das atividades lúdicas como ferramenta de ensino e que também nunca haviam participado de tal abordagem. Constatou-se também, que a escola não dá abertura e não incentiva os professores a trabalharem de forma inovadora. A experiência foi positiva e os envolvidos tiveram uma nova visão sobre as atividades lúdicas e através do projeto desenvolvido foi possível observar mudanças de atitudes tanto dos alunos, como dos professores envolvidos. Conclui-se que é necessário um maior número de trabalhos com essa temática, a fim de promover uma mudança no quadro geral da educação e na forma de ensino da grande maioria das escolas do país." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, ENSINO FUNDAMENTAL, ATIVIDADES LÚDICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID5985_07092015112135.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAVID ESPINOLA BATISTA" "autor_nome_curto" => "DAVID ESPINOLA" "autor_email" => "david_jpbr@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15350 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1509 "inscrito_id" => 5985 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "O processo de ensino-aprendizagem das escolas atuais ainda é baseado no método convencional, onde professores são sujeitos ativos e alunos passivos. Assim, destaca-se a importância do uso das atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem nas escolas. Essas atividades buscam a motivação dos alunos e tornam as aulas mais didáticas. Objetivou-se promover a ludicidade no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de ciências, como também proporcionar a interação entre os alunos e os professores e permitir a participação dos discentes na sala de aula e na construção do seu conhecimento. Foi trabalhado como um projeto de intervenção. Foi desenvolvido numa escola de rede pública de Ensino Fundamental de João Pessoa-PB, na qual foram realizadas três atividades de intervenção com 25 alunos e 1 professor. Observou-se que os alunos não tinham conhecimento sobre a importância do uso das atividades lúdicas como ferramenta de ensino e que também nunca haviam participado de tal abordagem. Constatou-se também, que a escola não dá abertura e não incentiva os professores a trabalharem de forma inovadora. A experiência foi positiva e os envolvidos tiveram uma nova visão sobre as atividades lúdicas e através do projeto desenvolvido foi possível observar mudanças de atitudes tanto dos alunos, como dos professores envolvidos. Conclui-se que é necessário um maior número de trabalhos com essa temática, a fim de promover uma mudança no quadro geral da educação e na forma de ensino da grande maioria das escolas do país." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, ENSINO FUNDAMENTAL, ATIVIDADES LÚDICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID5985_07092015112135.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAVID ESPINOLA BATISTA" "autor_nome_curto" => "DAVID ESPINOLA" "autor_email" => "david_jpbr@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }