O processo de ensino-aprendizagem das escolas atuais ainda é baseado no método convencional, onde professores são sujeitos ativos e alunos passivos. Assim, destaca-se a importância do uso das atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem nas escolas. Essas atividades buscam a motivação dos alunos e tornam as aulas mais didáticas. Objetivou-se promover a ludicidade no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de ciências, como também proporcionar a interação entre os alunos e os professores e permitir a participação dos discentes na sala de aula e na construção do seu conhecimento. Foi trabalhado como um projeto de intervenção. Foi desenvolvido numa escola de rede pública de Ensino Fundamental de João Pessoa-PB, na qual foram realizadas três atividades de intervenção com 25 alunos e 1 professor. Observou-se que os alunos não tinham conhecimento sobre a importância do uso das atividades lúdicas como ferramenta de ensino e que também nunca haviam participado de tal abordagem. Constatou-se também, que a escola não dá abertura e não incentiva os professores a trabalharem de forma inovadora. A experiência foi positiva e os envolvidos tiveram uma nova visão sobre as atividades lúdicas e através do projeto desenvolvido foi possível observar mudanças de atitudes tanto dos alunos, como dos professores envolvidos. Conclui-se que é necessário um maior número de trabalhos com essa temática, a fim de promover uma mudança no quadro geral da educação e na forma de ensino da grande maioria das escolas do país.