VYGOTSKY E AS TECNOLOGIAS: UM DIÁLOGO ATEMPORAL SOBRE MEDIAÇÃO
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17116 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1865 "inscrito_id" => 2757 "titulo" => "VYGOTSKY E AS TECNOLOGIAS: UM DIÁLOGO ATEMPORAL SOBRE MEDIAÇÃO" "resumo" => "Este estudo foi realizado a partir da teoria de mediação, do pensador russo Lev Semenovitch Vygotsky, tendo como meta a promoção do desenvolvimento das funções psicológicas superiores, a partir do dialogo teórico com os autores da era computacional, tais como Prensky, Turkle, Kensky, Levy, Veen e Vrakking. Visando uma provável interação do aluno no processo de aprendizagem com os meios tecnológicos disposto no cotidiano escolar. Aliar esses conceitos e confronta-los torna-se necessário, como uma alternativa pedagógica possível. A intervenção do professor em tais práticas é dissociável para o êxito escolar, transformando a escola em um ambiente de construção do saber. Este artigo é fruto de estudos da especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar na linha de pesquisa Educação Escolar e desenvolvimento das funções psicológicas superiores, se fez necessário realizar uma pesquisa bibliográfica, para que se criasse um parâmetro comparativo entre as distintas teorias, conceitos e práticas, assim como também, a consequente busca de dados em torno do objeto de estudo. Os resultados apontam para um possível e atual diálogo entre as propostas e ideias dos estudiosos atemporais, viabilizando, se colocados em prática, a promoção e desenvolvimento das funções psicológicas superiores a partir da mediação, interação com os outros, com a máquina e consigo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, VYGOTSKY, TEORIA DA MEDIAÇÃO, TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID2757_08092015145303.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARIDELSON JOABSON ALMEIDA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ARIDELSON" "autor_email" => "aridelsono@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17116 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1865 "inscrito_id" => 2757 "titulo" => "VYGOTSKY E AS TECNOLOGIAS: UM DIÁLOGO ATEMPORAL SOBRE MEDIAÇÃO" "resumo" => "Este estudo foi realizado a partir da teoria de mediação, do pensador russo Lev Semenovitch Vygotsky, tendo como meta a promoção do desenvolvimento das funções psicológicas superiores, a partir do dialogo teórico com os autores da era computacional, tais como Prensky, Turkle, Kensky, Levy, Veen e Vrakking. Visando uma provável interação do aluno no processo de aprendizagem com os meios tecnológicos disposto no cotidiano escolar. Aliar esses conceitos e confronta-los torna-se necessário, como uma alternativa pedagógica possível. A intervenção do professor em tais práticas é dissociável para o êxito escolar, transformando a escola em um ambiente de construção do saber. Este artigo é fruto de estudos da especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar na linha de pesquisa Educação Escolar e desenvolvimento das funções psicológicas superiores, se fez necessário realizar uma pesquisa bibliográfica, para que se criasse um parâmetro comparativo entre as distintas teorias, conceitos e práticas, assim como também, a consequente busca de dados em torno do objeto de estudo. Os resultados apontam para um possível e atual diálogo entre as propostas e ideias dos estudiosos atemporais, viabilizando, se colocados em prática, a promoção e desenvolvimento das funções psicológicas superiores a partir da mediação, interação com os outros, com a máquina e consigo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, VYGOTSKY, TEORIA DA MEDIAÇÃO, TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID2757_08092015145303.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARIDELSON JOABSON ALMEIDA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ARIDELSON" "autor_email" => "aridelsono@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }