Este estudo foi realizado a partir da teoria de mediação, do pensador russo Lev Semenovitch Vygotsky, tendo como meta a promoção do desenvolvimento das funções psicológicas superiores, a partir do dialogo teórico com os autores da era computacional, tais como Prensky, Turkle, Kensky, Levy, Veen e Vrakking. Visando uma provável interação do aluno no processo de aprendizagem com os meios tecnológicos disposto no cotidiano escolar. Aliar esses conceitos e confronta-los torna-se necessário, como uma alternativa pedagógica possível. A intervenção do professor em tais práticas é dissociável para o êxito escolar, transformando a escola em um ambiente de construção do saber. Este artigo é fruto de estudos da especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar na linha de pesquisa Educação Escolar e desenvolvimento das funções psicológicas superiores, se fez necessário realizar uma pesquisa bibliográfica, para que se criasse um parâmetro comparativo entre as distintas teorias, conceitos e práticas, assim como também, a consequente busca de dados em torno do objeto de estudo. Os resultados apontam para um possível e atual diálogo entre as propostas e ideias dos estudiosos atemporais, viabilizando, se colocados em prática, a promoção e desenvolvimento das funções psicológicas superiores a partir da mediação, interação com os outros, com a máquina e consigo.