Este trabalho pertencente ao campo dos Estudos Culturais, tange o tocante à História da Educação ao recuperar a memória do processo de Libertação da América Latina, percebendo suas implicações na atualidade, ao discutir as produções dos educadores participantes desse processo, em especial, Simón Rodríguez, que tem papel destacado por ser considerado o principal professor de Simón Bolívar e atuado como responsável do setor educacional na República Bolivariana. Portanto, temos como objetivo neste artigo: perceber as linhas centrais do projeto de educação da América Latina; identificar a maturação gradativa da ideia de esperança no projeto educacional de Simón Rodríguez e seus desdobramentos na contemporaneidade. Para tanto, utilizamos o método de pesquisa documental e bibliográfica, analisando os dados qualitativamente, principalmente o escrito Luces y virtudes sociales (1840), de Simón Rodríguez. Utilizamos, para realizar a análise, os apontamentos teóricos de: Contreras (2010), González (2006), Gúzman (2014), em relação à educação na América Latina e a trajetória de Rodríguez; Frei Betto e Cortella (2009), Freud (2011) e Paulo Freire (1992), sobre o conceito de esperança; Todorov (2008), caracterizando o projeto do Iluminismo, perspectiva na qual está inserida o projeto de libertação da América Latina. Percebemos, contudo, que com a propagação da esperança pela instauração da República na América Espanhola, vários projetos educacionais comunicam-se mutuamente e deixam suas raízes reconfigurando-se na ideia de educação popular na atual América Latina.