Pesquisas realizadas nos âmbitos das olimpíadas de matemática têm mostrado que elas podem ser utilizadas como recursos didáticos pelos professores no estímulo à criatividade, participação e socialização dos estudantes. Além de despertar o interesse, as Olimpíadas de matemática quando trabalhadas em sala de aula acentua a vontade de aprender pelos alunos, além de um ambiente produtivo em que os mesmos socializam seus conhecimentos. Diante disso, este trabalho teve como objetivo analisar a experiência dos alunos do 3° ano do Ensino Médio em relação à Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Era necessário saber se em tempos de OBMEP os alunos percebiam a contribuição e importância dela na obtenção do conhecimento. Os investigados estudam em uma escola pública da cidade de Frei Miguelinho/PE e tiveram que responder a um questionário com 5 perguntas abertas onde os mesmos puderam expor suas opiniões sobre algumas questões norteadoras da pesquisa. Chegou-se à conclusão que os alunos não só mostram uma experiência enriquecedora em relação à Olimpíada como também percebem sua importância na vida escolar e também para um futuro mais promissor. Em se tratando das opiniões dadas pelos alunos nas perguntas, obtiveram-se inúmeras justificativas ricas em detalhes, fornecendo índices que comprovam uma significativa perspectiva de cada um deles. Nota-se que sem uma prática docente mais consciente que enxergue as possibilidades nos Projetos como a OBMEP, não seria possível obtermos o resultado conforme ocorreu. Portanto, para que os alunos possam ter experiências cada vez mais ricas requer que os professores continuem tendo uma prática docente voltada à melhoria do ensino e da aprendizagem, através de novos recursos didáticos e metodológicos, formando quanti e qualitativamente jovens mais preparados para a sociedade. E para que isso ocorra seria muito relevante conhecer e aproveitar de forma mais abrangente na Escola as oportunidades que a Olimpíada vem mostrando ao longo dos anos.