APLICAÇÃO DIDÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DOS CONHECIMENTOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS APROPRIADOS PELOS DOCENTES ATRAVÉS DE FORMAÇÃO CONTINUADA - PROINFO INTEGRADO - PIBIC
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15457 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1620 "inscrito_id" => 2424 "titulo" => "APLICAÇÃO DIDÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DOS CONHECIMENTOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS APROPRIADOS PELOS DOCENTES ATRAVÉS DE FORMAÇÃO CONTINUADA - PROINFO INTEGRADO - PIBIC" "resumo" => "A pesquisa investigou com os docentes da Educação Básica da Rede Pública Estadual da cidade de Campina Grande-PB quais práticas pedagógicas com os recursos tecnológicos estavam sendo mobilizados nas escolas, referente às apropriações da formação continuada do Proinfo Integrado, programa de formação voltada para o uso Didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC, que participaram dos cursos oferecidos pelo programa, nos anos de 2011 a 2014. Neste sentido, analisou-se o que estes estavam aplicando e produzindo em suas propostas didáticas relativas a esses conhecimentos apropriados. A motivação para este trabalho partiu da vivência da pesquisadora com grupo de pesquisa nesta área e projeto de extensão. A pesquisa qualitativa, exploratória de observação indireta realizou-se em cota PIBIC/UEPB-2014/2015, assessorada pelo Núcleo de Tecnologia Educacional- NTE/CG na busca de registros, na descrição de fontes, no levantamento do referencial teórico, nas entrevistas e aplicações de questionários com os docentes que participaram das edições dos cursos oferecidos para obtenção dos dados que apontaram para os objetivos finais da pesquisa. Os resultados permitiram o mapeamento de recursos tecnológicos e práticas realizadas em sala de aula, que caminhos de apropriação de aprendizagem foi feito pelos docentes para novas significações à prática docente. Os achados registram que os docentes têm consciência dessa necessária mudança em suas práticas, mas que é difícil tornar esta mudança possível com o número de escolas com seus laboratórios sem condições de uso eficiente. E que mesmo com professores atualizados em TIC estes não conseguem concretizar a contento suas práticas eficazmente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "PROINFO INTEGRADO, APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID2424_07092015213318.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAHATMA MARIA SOUZA FONSECA" "autor_nome_curto" => "MAHATMA SOUZA" "autor_email" => "mhtmsouza@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15457 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1620 "inscrito_id" => 2424 "titulo" => "APLICAÇÃO DIDÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DOS CONHECIMENTOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS APROPRIADOS PELOS DOCENTES ATRAVÉS DE FORMAÇÃO CONTINUADA - PROINFO INTEGRADO - PIBIC" "resumo" => "A pesquisa investigou com os docentes da Educação Básica da Rede Pública Estadual da cidade de Campina Grande-PB quais práticas pedagógicas com os recursos tecnológicos estavam sendo mobilizados nas escolas, referente às apropriações da formação continuada do Proinfo Integrado, programa de formação voltada para o uso Didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC, que participaram dos cursos oferecidos pelo programa, nos anos de 2011 a 2014. Neste sentido, analisou-se o que estes estavam aplicando e produzindo em suas propostas didáticas relativas a esses conhecimentos apropriados. A motivação para este trabalho partiu da vivência da pesquisadora com grupo de pesquisa nesta área e projeto de extensão. A pesquisa qualitativa, exploratória de observação indireta realizou-se em cota PIBIC/UEPB-2014/2015, assessorada pelo Núcleo de Tecnologia Educacional- NTE/CG na busca de registros, na descrição de fontes, no levantamento do referencial teórico, nas entrevistas e aplicações de questionários com os docentes que participaram das edições dos cursos oferecidos para obtenção dos dados que apontaram para os objetivos finais da pesquisa. Os resultados permitiram o mapeamento de recursos tecnológicos e práticas realizadas em sala de aula, que caminhos de apropriação de aprendizagem foi feito pelos docentes para novas significações à prática docente. Os achados registram que os docentes têm consciência dessa necessária mudança em suas práticas, mas que é difícil tornar esta mudança possível com o número de escolas com seus laboratórios sem condições de uso eficiente. E que mesmo com professores atualizados em TIC estes não conseguem concretizar a contento suas práticas eficazmente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "PROINFO INTEGRADO, APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID2424_07092015213318.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAHATMA MARIA SOUZA FONSECA" "autor_nome_curto" => "MAHATMA SOUZA" "autor_email" => "mhtmsouza@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }