Este trabalho é fruto de uma intervenção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID - UEPB, subprojeto de Matemática, que atua na Escola Estadual de Ensino Médio Pe. Emídio Viana Correia na cidade de Campina Grande - PB e teve como objetivo principal investigar quais as opiniões de alunos e professores, que participaram de uma atividade de Resolução de Problemas, sobre o uso da calculadora nas aulas de Matemática e os seus mitos e medos acerca do uso dessa tecnologia. A mesma atividade foi respondida por um grupo de alunos da Escola Pe. Emídio Viana Correia e por um grupo de docentes em um evento de formação de professores. Após a atividade de Resolução de Problemas os professores e alunos responderam um questionário elaborado por nossa equipe com perguntas acerca do uso da calculadora nas aulas de matemática. Identificamos nas respostas dos docentes e discentes alguns mitos e medos já encontrados por outros pesquisadores e citados por autores como Walle (2009). Acreditamos que reunimos alguns elementos que podem auxiliar na compreensão das questões que o uso da calculadora faz surgir e que a atividade realizada pode ter proporcionado, para nós e para os professores e alunos, um momento de reflexão sobre os mitos e medos do uso da calculadora nas aulas de matemática.