Resumo
O presente artigo procede de pesquisas e estudos realizados no Grupo de Estudos e Pesquisas da Pedagogia Paulo Freire (GEPPF/UFPB), no qual temos dialogado e refletido criticamente acerca da formação permanente de educadores na perspectiva freireana. A formação permanente empreendida por Freire fundamenta-se na inconclusão e no inacabamento do ser humano, que insere os sujeitos num permanente movimento de procura. Os diálogos realizados no GEPPF em torno da formação permanente de educadores tem nos levado a refletir criticamente as políticas de formação de professores no Brasil, especificamente a discussão em torno da Base Comum Nacional (BCN) que desde a década de 1980 vem sendo discutida e defendida pela Anfope. Neste sentido, propomos como objetivos: analisar a Base Comum Nacional a partir da Formação Permanente de Educadores em Paulo Freire, considerando o cenário atual das políticas de formação de professores, verificando aproximações entre a BCN e a Formação permanente de educadores/as em Paulo Freire. Nesse sentido buscamos compreender como a Base Comum Nacional é discutida nos documentos oficiais endereçados a formação de professores. Como procedimentos metodológicos, fizemos uso de análise de documentos nacionais que tratam da formação de professores, realizamos estudos de autores que discutem a Base Comum Nacional, assim como realizamos estudos das obras de Freire acerca da formação permanente de educadores. Como resultados, apresentamos um levantamento dos documentos de formação, apresentando a presença ou ausência da concepção de base comum nacional.