Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A UTILIZAÇÃO DE VÍDEOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Palavra-chaves: TICS, VÍDEOS, ENSINO DE CIÊNCIAS Pôster (PO) / Poster Submission Ensino de Ciências Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

As mudanças proporcionadas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nos proporcionou uma rápida conexão entre os seres humanos, que influência nossa maneira de pensar, de agir, de nos relacionarmos e de ensinar. As TICs fornecem recursos que auxiliam o professor qualificando sua prática docente. Podemos observar sua utilização em todos os níveis de ensino na maioria das disciplinas. O ensino de Ciências Naturais no Ensino Fundamental II, deve proporcionar a relação da teoria com a prática, enfatizando sua importância e relevância nos acontecimentos sociais para que o aluno consiga compreender conceitos abordados na sala de aula e os relacione com a vivência social. Utilizando recursos audiovisuais como o vídeo, o professor pode estimular os alunos a gostar de ciências e motivá-los aprender, desenvolvendo competências para uma vida saudável . Nesta perspectiva, este trabalho possui a finalidade demonstrar a utilização de vídeos para ilustrar os conteúdos sobre O Corpo Humano ministrados em uma sala de aula no 8° ano do ensino fundamental; analisar a opinião dos alunos sobre as aulas de ciências com vídeos como recurso didático e refletir sobre elas. O estudo foi realizado na Escola Estadual Escritor Horácio de Almeida na cidade de João Pessoa/PB, em dois momentos: no primeiro os alunos fizeram exercícios sobre o conteúdo ministrado em aula sobre os Sistemas do Corpo Humano, no segundo eles assistiram os vídeos e discutiram sobre o tema da aula. Os vídeos, enquanto recurso didático, é um excelente estimulador em sala de aula que promove a contextualização de conteúdos complexos, por ser uma tecnologia de linguagem simples e de fácil compreensão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.