Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A UTILIZAÇÃO DE VÍDEOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Palavra-chaves: TICS, VÍDEOS, ENSINO DE CIÊNCIAS Pôster (PO) / Poster Submission Ensino de Ciências
0 of 0
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15269 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 876 "inscrito_id" => 4077 "titulo" => "A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A UTILIZAÇÃO DE VÍDEOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "As mudanças proporcionadas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nos proporcionou uma rápida conexão entre os seres humanos, que influência nossa maneira de pensar, de agir, de nos relacionarmos e de ensinar. As TICs fornecem recursos que auxiliam o professor qualificando sua prática docente. Podemos observar sua utilização em todos os níveis de ensino na maioria das disciplinas. O ensino de Ciências Naturais no Ensino Fundamental II, deve proporcionar a relação da teoria com a prática, enfatizando sua importância e relevância nos acontecimentos sociais para que o aluno consiga compreender conceitos abordados na sala de aula e os relacione com a vivência social. Utilizando recursos audiovisuais como o vídeo, o professor pode estimular os alunos a gostar de ciências e motivá-los aprender, desenvolvendo competências para uma vida saudável . Nesta perspectiva, este trabalho possui a finalidade demonstrar a utilização de vídeos para ilustrar os conteúdos sobre O Corpo Humano ministrados em uma sala de aula no 8° ano do ensino fundamental; analisar a opinião dos alunos sobre as aulas de ciências com vídeos como recurso didático e refletir sobre elas. O estudo foi realizado na Escola Estadual Escritor Horácio de Almeida na cidade de João Pessoa/PB, em dois momentos: no primeiro os alunos fizeram exercícios sobre o conteúdo ministrado em aula sobre os Sistemas do Corpo Humano, no segundo eles assistiram os vídeos e discutiram sobre o tema da aula. Os vídeos, enquanto recurso didático, é um excelente estimulador em sala de aula que promove a contextualização de conteúdos complexos, por ser uma tecnologia de linguagem simples e de fácil compreensão.As mudanças proporcionadas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nos proporcionou uma rápida conexão entre os seres humanos, que influência nossa" "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "TICS, VÍDEOS, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA18_ID4077_17082015192955.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "REBECA LÍDIA NERYS DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "REBECA NERYS" "autor_email" => "rebeca_lidia@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15269 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 876 "inscrito_id" => 4077 "titulo" => "A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A UTILIZAÇÃO DE VÍDEOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "As mudanças proporcionadas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nos proporcionou uma rápida conexão entre os seres humanos, que influência nossa maneira de pensar, de agir, de nos relacionarmos e de ensinar. As TICs fornecem recursos que auxiliam o professor qualificando sua prática docente. Podemos observar sua utilização em todos os níveis de ensino na maioria das disciplinas. O ensino de Ciências Naturais no Ensino Fundamental II, deve proporcionar a relação da teoria com a prática, enfatizando sua importância e relevância nos acontecimentos sociais para que o aluno consiga compreender conceitos abordados na sala de aula e os relacione com a vivência social. Utilizando recursos audiovisuais como o vídeo, o professor pode estimular os alunos a gostar de ciências e motivá-los aprender, desenvolvendo competências para uma vida saudável . Nesta perspectiva, este trabalho possui a finalidade demonstrar a utilização de vídeos para ilustrar os conteúdos sobre O Corpo Humano ministrados em uma sala de aula no 8° ano do ensino fundamental; analisar a opinião dos alunos sobre as aulas de ciências com vídeos como recurso didático e refletir sobre elas. O estudo foi realizado na Escola Estadual Escritor Horácio de Almeida na cidade de João Pessoa/PB, em dois momentos: no primeiro os alunos fizeram exercícios sobre o conteúdo ministrado em aula sobre os Sistemas do Corpo Humano, no segundo eles assistiram os vídeos e discutiram sobre o tema da aula. Os vídeos, enquanto recurso didático, é um excelente estimulador em sala de aula que promove a contextualização de conteúdos complexos, por ser uma tecnologia de linguagem simples e de fácil compreensão.As mudanças proporcionadas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nos proporcionou uma rápida conexão entre os seres humanos, que influência nossa" "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "TICS, VÍDEOS, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA18_ID4077_17082015192955.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "REBECA LÍDIA NERYS DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "REBECA NERYS" "autor_email" => "rebeca_lidia@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

As mudanças proporcionadas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nos proporcionou uma rápida conexão entre os seres humanos, que influência nossa maneira de pensar, de agir, de nos relacionarmos e de ensinar. As TICs fornecem recursos que auxiliam o professor qualificando sua prática docente. Podemos observar sua utilização em todos os níveis de ensino na maioria das disciplinas. O ensino de Ciências Naturais no Ensino Fundamental II, deve proporcionar a relação da teoria com a prática, enfatizando sua importância e relevância nos acontecimentos sociais para que o aluno consiga compreender conceitos abordados na sala de aula e os relacione com a vivência social. Utilizando recursos audiovisuais como o vídeo, o professor pode estimular os alunos a gostar de ciências e motivá-los aprender, desenvolvendo competências para uma vida saudável . Nesta perspectiva, este trabalho possui a finalidade demonstrar a utilização de vídeos para ilustrar os conteúdos sobre O Corpo Humano ministrados em uma sala de aula no 8° ano do ensino fundamental; analisar a opinião dos alunos sobre as aulas de ciências com vídeos como recurso didático e refletir sobre elas. O estudo foi realizado na Escola Estadual Escritor Horácio de Almeida na cidade de João Pessoa/PB, em dois momentos: no primeiro os alunos fizeram exercícios sobre o conteúdo ministrado em aula sobre os Sistemas do Corpo Humano, no segundo eles assistiram os vídeos e discutiram sobre o tema da aula. Os vídeos, enquanto recurso didático, é um excelente estimulador em sala de aula que promove a contextualização de conteúdos complexos, por ser uma tecnologia de linguagem simples e de fácil compreensão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.