Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A UTILIZAÇÃO DE VÍDEOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Palavra-chaves: TICS, VÍDEOS, ENSINO DE CIÊNCIAS Pôster (PO) / Poster Submission Ensino de Ciências
"2015-10-14 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15269
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 876
    "inscrito_id" => 4077
    "titulo" => "A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A UTILIZAÇÃO DE VÍDEOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II"
    "resumo" => "As mudanças proporcionadas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nos proporcionou uma rápida conexão entre os seres humanos, que influência nossa maneira de pensar, de agir, de nos relacionarmos e de ensinar. As TICs fornecem recursos que auxiliam o professor qualificando sua prática docente. Podemos observar sua utilização em todos os níveis de ensino na maioria das disciplinas. O ensino de Ciências Naturais no Ensino Fundamental II, deve proporcionar a relação da teoria com a prática, enfatizando sua importância e relevância nos acontecimentos sociais para que o aluno consiga compreender conceitos abordados na sala de aula e os relacione com a vivência social. Utilizando recursos audiovisuais como o vídeo, o professor pode estimular os alunos a gostar de ciências e motivá-los aprender, desenvolvendo competências para uma vida saudável . Nesta perspectiva, este trabalho possui a finalidade demonstrar a utilização de vídeos para ilustrar os conteúdos sobre O Corpo Humano ministrados em uma sala de aula no 8° ano do ensino fundamental; analisar a opinião dos alunos sobre as aulas de ciências com vídeos como recurso didático e refletir sobre elas. O estudo foi realizado na Escola Estadual Escritor Horácio de Almeida na cidade de João Pessoa/PB, em dois momentos: no primeiro os alunos fizeram exercícios sobre o conteúdo ministrado em aula sobre os Sistemas do Corpo Humano, no segundo eles assistiram os vídeos e discutiram sobre o tema da aula. Os vídeos, enquanto recurso didático, é um excelente estimulador em sala de aula que promove a contextualização de conteúdos complexos, por ser uma tecnologia de linguagem simples e de fácil compreensão."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "TICS, VÍDEOS, ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA18_ID4077_17082015192955.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REBECA LÍDIA NERYS DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "REBECA NERYS"
    "autor_email" => "rebeca_lidia@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15269
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 876
    "inscrito_id" => 4077
    "titulo" => "A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A UTILIZAÇÃO DE VÍDEOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II"
    "resumo" => "As mudanças proporcionadas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nos proporcionou uma rápida conexão entre os seres humanos, que influência nossa maneira de pensar, de agir, de nos relacionarmos e de ensinar. As TICs fornecem recursos que auxiliam o professor qualificando sua prática docente. Podemos observar sua utilização em todos os níveis de ensino na maioria das disciplinas. O ensino de Ciências Naturais no Ensino Fundamental II, deve proporcionar a relação da teoria com a prática, enfatizando sua importância e relevância nos acontecimentos sociais para que o aluno consiga compreender conceitos abordados na sala de aula e os relacione com a vivência social. Utilizando recursos audiovisuais como o vídeo, o professor pode estimular os alunos a gostar de ciências e motivá-los aprender, desenvolvendo competências para uma vida saudável . Nesta perspectiva, este trabalho possui a finalidade demonstrar a utilização de vídeos para ilustrar os conteúdos sobre O Corpo Humano ministrados em uma sala de aula no 8° ano do ensino fundamental; analisar a opinião dos alunos sobre as aulas de ciências com vídeos como recurso didático e refletir sobre elas. O estudo foi realizado na Escola Estadual Escritor Horácio de Almeida na cidade de João Pessoa/PB, em dois momentos: no primeiro os alunos fizeram exercícios sobre o conteúdo ministrado em aula sobre os Sistemas do Corpo Humano, no segundo eles assistiram os vídeos e discutiram sobre o tema da aula. Os vídeos, enquanto recurso didático, é um excelente estimulador em sala de aula que promove a contextualização de conteúdos complexos, por ser uma tecnologia de linguagem simples e de fácil compreensão."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "TICS, VÍDEOS, ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA18_ID4077_17082015192955.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REBECA LÍDIA NERYS DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "REBECA NERYS"
    "autor_email" => "rebeca_lidia@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

As mudanças proporcionadas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nos proporcionou uma rápida conexão entre os seres humanos, que influência nossa maneira de pensar, de agir, de nos relacionarmos e de ensinar. As TICs fornecem recursos que auxiliam o professor qualificando sua prática docente. Podemos observar sua utilização em todos os níveis de ensino na maioria das disciplinas. O ensino de Ciências Naturais no Ensino Fundamental II, deve proporcionar a relação da teoria com a prática, enfatizando sua importância e relevância nos acontecimentos sociais para que o aluno consiga compreender conceitos abordados na sala de aula e os relacione com a vivência social. Utilizando recursos audiovisuais como o vídeo, o professor pode estimular os alunos a gostar de ciências e motivá-los aprender, desenvolvendo competências para uma vida saudável . Nesta perspectiva, este trabalho possui a finalidade demonstrar a utilização de vídeos para ilustrar os conteúdos sobre O Corpo Humano ministrados em uma sala de aula no 8° ano do ensino fundamental; analisar a opinião dos alunos sobre as aulas de ciências com vídeos como recurso didático e refletir sobre elas. O estudo foi realizado na Escola Estadual Escritor Horácio de Almeida na cidade de João Pessoa/PB, em dois momentos: no primeiro os alunos fizeram exercícios sobre o conteúdo ministrado em aula sobre os Sistemas do Corpo Humano, no segundo eles assistiram os vídeos e discutiram sobre o tema da aula. Os vídeos, enquanto recurso didático, é um excelente estimulador em sala de aula que promove a contextualização de conteúdos complexos, por ser uma tecnologia de linguagem simples e de fácil compreensão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.