UM RECURSO TECNOLÓGICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA: AS POTENCIALIDADES DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ESTUDO DA FUNÇÃO DO 2º GRAU
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17033 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 207 "inscrito_id" => 2944 "titulo" => "UM RECURSO TECNOLÓGICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA: AS POTENCIALIDADES DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ESTUDO DA FUNÇÃO DO 2º GRAU" "resumo" => "Esse artigo surgiu a partir de uma atividade que foi aplicada para uma turma de licenciandos em matemática e tem por finalidade abordar o uso das tecnologias nas aulas de matemática, enfatizando a importância da utilização desse recurso pelo professor com intuito de promover aos alunos uma aprendizagem mais dinâmica. Nesta perspectiva trataremos sobre a inserção das novas tecnologias como alternativa oposta a uma aprendizagem programada tradicional, presente no currículo da disciplina de matemática nos dias atuais. Debateremos também sobre o papel do professor como mediador desse recurso, já que ele é tido como elemento fundamental para obter êxito nas atividades que se pretendem realizar com as tecnologias, para que seu aluno avance rumo aos objetivos preestabelecidos; como base nisso, é fundamental que o professor compreenda que uma abordagem baseada no uso de tecnologia requer uma discussão sobre currículo. De posse de alguns levantamentos bibliográficos de alguns autores que pesquisam sobre o uso e a exploração das tecnologias, o uso do Software Geogebra e o papel do professor no cenário educacional fundamentaram a nossa pesquisa. São apontadas algumas das características e potencialidades do Software educativo Geogebra, e em seguida apresentamos uma atividade didática a ser desenvolvida na disciplina de prática pedagógica no ensino de matemática III abordando o conteúdo de função do 2º grau, possibilitando investigações do software pretendido e as suas utilidades." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA, NOVAS TECNOLOGIAS, SOFTWARE GEOGEBRA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA8_ID2944_09072015204852.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFFERSON RANIERE MEIRA GONZAGA" "autor_nome_curto" => "JEFFERSON GONZAGA" "autor_email" => "jeffersongonzaga@hotmail." "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17033 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 207 "inscrito_id" => 2944 "titulo" => "UM RECURSO TECNOLÓGICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA: AS POTENCIALIDADES DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ESTUDO DA FUNÇÃO DO 2º GRAU" "resumo" => "Esse artigo surgiu a partir de uma atividade que foi aplicada para uma turma de licenciandos em matemática e tem por finalidade abordar o uso das tecnologias nas aulas de matemática, enfatizando a importância da utilização desse recurso pelo professor com intuito de promover aos alunos uma aprendizagem mais dinâmica. Nesta perspectiva trataremos sobre a inserção das novas tecnologias como alternativa oposta a uma aprendizagem programada tradicional, presente no currículo da disciplina de matemática nos dias atuais. Debateremos também sobre o papel do professor como mediador desse recurso, já que ele é tido como elemento fundamental para obter êxito nas atividades que se pretendem realizar com as tecnologias, para que seu aluno avance rumo aos objetivos preestabelecidos; como base nisso, é fundamental que o professor compreenda que uma abordagem baseada no uso de tecnologia requer uma discussão sobre currículo. De posse de alguns levantamentos bibliográficos de alguns autores que pesquisam sobre o uso e a exploração das tecnologias, o uso do Software Geogebra e o papel do professor no cenário educacional fundamentaram a nossa pesquisa. São apontadas algumas das características e potencialidades do Software educativo Geogebra, e em seguida apresentamos uma atividade didática a ser desenvolvida na disciplina de prática pedagógica no ensino de matemática III abordando o conteúdo de função do 2º grau, possibilitando investigações do software pretendido e as suas utilidades." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA, NOVAS TECNOLOGIAS, SOFTWARE GEOGEBRA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA8_ID2944_09072015204852.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFFERSON RANIERE MEIRA GONZAGA" "autor_nome_curto" => "JEFFERSON GONZAGA" "autor_email" => "jeffersongonzaga@hotmail." "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }