Resumo: O Presente trabalho busca mostrar que a escola tem um papel fundamental para a aprendizagem e a facilitação da inclusão, mas para isso a escola deve está preparada para receber os alunos que apresentam algum tipo de deficiência, seja fornecendo materiais didáticos adaptados, quer oferecendo cursos aos educadores com a finalidade de conhecer novas práticas de ensino e adaptação no currículo escolar. Para que o ensino especial nas escolas regulares seja de qualidade e consiga atender às diferenças individuais de cada criança, é necessário que as escolas estejam preparadas com recursos físicos e didáticos, visando atender as necessidades desses alunos, estabelecerem uma via de comunicação entre a escola e a família, visando uma boa relação, uma melhor preparação para professores/cuidadores e a elaboração de projetos para poder auxiliar neste ensino. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), No 9.394/96 no Capítulo III, Art. 4º, Inciso III, diz que é dever do Estado garantir o “atendimento educacional especializado e gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino” (BRASIL, 2001).
Diante das reflexões pode-se observar a importância de se ter condições adequadas, recursos didáticos, acessibilidade, salas adequadas e profissionais capacitados, para receber os estudantes com deficiência, visando realizar processos de inclusão diversificados que facilite o ensinamento e a boa vivência entre o cuidador e o estudante.