Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRABALHO DOCENTE E SAÚDE DO PROFESSOR

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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

A escola encontra-se, cada vez mais, no centro das atenções da sociedade, isto porque se reconhece que a educação, na sociedade globalizada, constitui um grande valor estratégico para o desenvolvimento de qualquer sociedade, assim como condição importante para a qualidade de vida das pessoas. A partir desse pressuposto, percebemos que o sistema educacional é uma área que possui características singulares, baseada na satisfação, na realização do trabalho docente que por sua vez pode contribuir no crescimento sócio-afetivo e intelectual de um indivíduo. Entretanto, como toda profissão existem duas dimensões opostas os quais apresentam aspectos positivos e negativos relacionados à realização do trabalho. Desta perspectiva um dos principais aspectos que despertou o interesse dos pesquisadores para a realização desse trabalho diz respeito dos elevados números de solicitação de afastamento solicitados pelos educadores que lecionam em instituições públicas. Além disso, outra relevância para a realização desse estudo refere-se aos custos financeiros decorrentes de absenteísmos, de solicitações de tratamento de saúde e de abandono do trabalho docente, que se tornam cada vez mais constantes, expressando altos custos aos cofres públicos na substituição dos professores que se ausentam da sala de aula, como também no seu tratamento de saúde. Os excessos no trabalho dos docentes associados a maus hábitos de vida, profissional e pessoal, afetam o desempenho dos professores em sala de aula, assim, o exercer docente encontra-se marcado pela busca de autonomia que vem acompanhada por restrições impostas pelas políticas educacionais e as relações de poder que compõem o cotidiano escolar. Este relata a importância de compreender os principais motivos que afetam a saúde do professor, analisando até que nível o trabalho docente pode comprometer seu exercer, visando demonstrar um perfil dos professores do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina. Apresentando valores concretos das necessidades, bem como se sentem no exercer de sua profissão no Campus e conclui reforçando a importância do bem-estar docente como facilitador e mobilizador do processo de ensino – aprendizagem, visando o reconhecimento da Instituição.

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