Este trabalho trata da formação continuada de professores na Microrregião de Guarabira, enfocando os modos de entendimento dos participantes frente aos eventos formativos realizados nos dois últimos anos (2010-2012). Objetivou-se conhecer os modos de compreensão e de ação sobre formação continuada dos profissionais da escola pública, na Microrregião de Guarabira, partindo dos trabalhos realizados na Universidade Estadual da Paraíba – Centro de Humanidades – com os profissionais do Magistério que lidam com a educação básica, em municípios que fazem parte do seu entorno. A literatura consultada priorizou os trabalhos produzidos e divulgados no último século, através de diferentes meios. O alcance desse estudo é descritivo, e o enfoque metodológico é de cunho qualitativo. Inicialmente, foram ouvidas pessoas das comunidades para seleção das escolas públicas municipais. Além disso, aplicou-se a entrevista semiestruturada a secretários de educação, diretores de escolas, coordenadores, professores e estudantes (138 sujeitos), cujas respostas revelaram seu nível de conhecimento sobre a temática em investigação. Entre os achados de pesquisa mais importantes, constatou-se que a formação continuada, na microrregião de Guarabira, em maioria, recebeu recursos do Ministério da Educação do Brasil – MEC – e foi realizada, prioritariamente, através de projetos e ações de curta duração, envolvendo parte dos docentes e diretores de escolares. Neste sentido, o estudo revela que os docentes participam de processos diversos que nomeiam de formação continuada. A análise dos dados nos permite afirmar e concluir que a formação continuada, na ação e no entendimento docente, assume contornos e limites no contexto local.