Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OUVINDO OS SUJEITOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA MICRORREGIÃO DE GUARABIRA: MODOS DE COMPREENSÃO

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, ESCOLA, PARTICIPAÇÃO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Formação de Professores
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16667
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1844
    "inscrito_id" => 8449
    "titulo" => "OUVINDO OS SUJEITOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA MICRORREGIÃO DE GUARABIRA: MODOS DE COMPREENSÃO"
    "resumo" => "Este trabalho trata da formação continuada de professores na Microrregião de Guarabira, enfocando os modos de entendimento dos participantes frente aos eventos formativos realizados nos dois últimos anos (2010-2012). Objetivou-se conhecer os modos de compreensão e de ação sobre formação continuada dos profissionais da escola pública, na Microrregião de Guarabira, partindo dos trabalhos realizados na Universidade Estadual da Paraíba – Centro de Humanidades – com os profissionais do Magistério que lidam com a educação básica, em municípios que fazem parte do seu entorno. A literatura consultada priorizou os trabalhos produzidos e divulgados no último século, através de diferentes meios.  O alcance desse estudo é descritivo, e o enfoque metodológico é de cunho qualitativo. Inicialmente, foram ouvidas pessoas das comunidades para seleção das escolas públicas municipais. Além disso, aplicou-se a entrevista semiestruturada a secretários de educação, diretores de escolas, coordenadores, professores e estudantes (138 sujeitos), cujas respostas revelaram seu nível de conhecimento sobre a temática em investigação. Entre os achados de pesquisa mais importantes, constatou-se que a formação continuada, na microrregião de Guarabira, em maioria, recebeu recursos do Ministério da Educação do Brasil – MEC – e foi realizada, prioritariamente, através de projetos e ações de curta duração, envolvendo parte dos docentes e diretores de escolares.  Neste sentido, o estudo revela que os docentes participam de processos diversos que nomeiam de formação continuada. A análise dos dados nos permite afirmar e concluir que a formação continuada, na ação e no entendimento docente, assume contornos e limites no contexto local."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, ESCOLA, PARTICIPAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID8449_08092015140500.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RITA DE CÁSSIA DA ROCHA CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "RITA ROCHA"
    "autor_email" => "ritaeducpb@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDAD AUTONOMA DE ASUNCIÓN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16667
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1844
    "inscrito_id" => 8449
    "titulo" => "OUVINDO OS SUJEITOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA MICRORREGIÃO DE GUARABIRA: MODOS DE COMPREENSÃO"
    "resumo" => "Este trabalho trata da formação continuada de professores na Microrregião de Guarabira, enfocando os modos de entendimento dos participantes frente aos eventos formativos realizados nos dois últimos anos (2010-2012). Objetivou-se conhecer os modos de compreensão e de ação sobre formação continuada dos profissionais da escola pública, na Microrregião de Guarabira, partindo dos trabalhos realizados na Universidade Estadual da Paraíba – Centro de Humanidades – com os profissionais do Magistério que lidam com a educação básica, em municípios que fazem parte do seu entorno. A literatura consultada priorizou os trabalhos produzidos e divulgados no último século, através de diferentes meios.  O alcance desse estudo é descritivo, e o enfoque metodológico é de cunho qualitativo. Inicialmente, foram ouvidas pessoas das comunidades para seleção das escolas públicas municipais. Além disso, aplicou-se a entrevista semiestruturada a secretários de educação, diretores de escolas, coordenadores, professores e estudantes (138 sujeitos), cujas respostas revelaram seu nível de conhecimento sobre a temática em investigação. Entre os achados de pesquisa mais importantes, constatou-se que a formação continuada, na microrregião de Guarabira, em maioria, recebeu recursos do Ministério da Educação do Brasil – MEC – e foi realizada, prioritariamente, através de projetos e ações de curta duração, envolvendo parte dos docentes e diretores de escolares.  Neste sentido, o estudo revela que os docentes participam de processos diversos que nomeiam de formação continuada. A análise dos dados nos permite afirmar e concluir que a formação continuada, na ação e no entendimento docente, assume contornos e limites no contexto local."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, ESCOLA, PARTICIPAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID8449_08092015140500.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RITA DE CÁSSIA DA ROCHA CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "RITA ROCHA"
    "autor_email" => "ritaeducpb@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDAD AUTONOMA DE ASUNCIÓN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Este trabalho trata da formação continuada de professores na Microrregião de Guarabira, enfocando os modos de entendimento dos participantes frente aos eventos formativos realizados nos dois últimos anos (2010-2012). Objetivou-se conhecer os modos de compreensão e de ação sobre formação continuada dos profissionais da escola pública, na Microrregião de Guarabira, partindo dos trabalhos realizados na Universidade Estadual da Paraíba – Centro de Humanidades – com os profissionais do Magistério que lidam com a educação básica, em municípios que fazem parte do seu entorno. A literatura consultada priorizou os trabalhos produzidos e divulgados no último século, através de diferentes meios. O alcance desse estudo é descritivo, e o enfoque metodológico é de cunho qualitativo. Inicialmente, foram ouvidas pessoas das comunidades para seleção das escolas públicas municipais. Além disso, aplicou-se a entrevista semiestruturada a secretários de educação, diretores de escolas, coordenadores, professores e estudantes (138 sujeitos), cujas respostas revelaram seu nível de conhecimento sobre a temática em investigação. Entre os achados de pesquisa mais importantes, constatou-se que a formação continuada, na microrregião de Guarabira, em maioria, recebeu recursos do Ministério da Educação do Brasil – MEC – e foi realizada, prioritariamente, através de projetos e ações de curta duração, envolvendo parte dos docentes e diretores de escolares. Neste sentido, o estudo revela que os docentes participam de processos diversos que nomeiam de formação continuada. A análise dos dados nos permite afirmar e concluir que a formação continuada, na ação e no entendimento docente, assume contornos e limites no contexto local.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.