Muitas dificuldades são encontradas, hoje, no que diz respeito ao ensino de língua portuguesa, uma vez que, se percebe um distanciamento no processo ensino-aprendizagem das práticas realizadas dentro e fora do ambiente escolar. Nesse sentido, o presente trabalho visou contribuir para o desenvolvimento de práticas letradas escolares alicerçadas pela bagagem cultural e linguística trazida pelos alunos. Para tanto, desenvolvemos, ao longo de três anos, na disciplina de Língua Portuguesa, da Escola Estadual de Ensino Médio Nenzinha Cunha Lima, um trabalho voltado para o estímulo à leitura e à escrita por meio do gênero música/canção, promovendo o evento intitulado Semana da Leitura NCL. A atividade, desenvolvida com todos os alunos do ensino médio inovador vem apresentando resultados positivos, ao longo das três edições: 2013, com Vinicius de Moraes; 2014, com Chico Buarque; e 2015, com Rita Lee. As ações que envolvem escuta, leitura e análise das canções, palestras, leitura para crianças, debates temáticos, ações sociais e sarau literário vêm despertando criticidade nos alunos, compreensão de conceitos linguísticos, como retextualização e intertextualidade, posicionamentos fundamentos em argumentos consistentes, capacidade de interpretação e compreensão de subentendidos e ironias, bem como de adequação linguística e inovação do repertório musical. Além disso, vêm formando leitores e escritores autônomos, conscientes do processo que envolve a ação de escrever e das relações possíveis entre as práticas cotidianas e as desenvolvidas na escola.