Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRABALHANDO A MÚSICA COMO ESTÍMULO À PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Palavra-chaves: MÚSICA, PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA, LÍNGUA PORTUGUESA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino de língua portuguesa
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16991
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2279
    "inscrito_id" => 8685
    "titulo" => "TRABALHANDO A MÚSICA COMO ESTÍMULO  À PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "Muitas dificuldades são encontradas, hoje, no que diz respeito ao ensino de língua portuguesa, uma vez que, se percebe um distanciamento no processo ensino-aprendizagem das práticas realizadas dentro e fora do ambiente escolar. Nesse sentido, o presente trabalho visou contribuir para o desenvolvimento de práticas letradas escolares alicerçadas pela bagagem cultural e linguística trazida pelos alunos. Para tanto, desenvolvemos, ao longo de três anos,  na disciplina de Língua Portuguesa, da Escola Estadual de Ensino Médio Nenzinha Cunha Lima, um trabalho voltado para o estímulo à leitura e à escrita por meio do gênero música/canção, promovendo o evento intitulado Semana da Leitura NCL. A atividade, desenvolvida com todos os alunos do ensino médio inovador vem apresentando resultados positivos, ao longo das três edições: 2013, com Vinicius de Moraes; 2014, com Chico Buarque; e 2015, com Rita Lee. As ações que envolvem escuta, leitura e análise das canções, palestras, leitura para crianças, debates temáticos, ações sociais e sarau literário vêm despertando criticidade nos alunos, compreensão de conceitos linguísticos, como retextualização e intertextualidade, posicionamentos fundamentos em argumentos consistentes, capacidade de interpretação e compreensão de subentendidos e ironias, bem como de adequação linguística e inovação do repertório musical. Além disso, vêm formando leitores e escritores autônomos, conscientes do processo que envolve a ação de escrever e das relações possíveis entre as práticas cotidianas e as desenvolvidas na escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa"
    "palavra_chave" => "MÚSICA, PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA, LÍNGUA PORTUGUESA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID8685_08092015214548.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GLENDA HILNARA MEIRA FELICIANO"
    "autor_nome_curto" => "GLENDA"
    "autor_email" => "glenda_hilnara@yahoo.com."
    "autor_ies" => "ESCOLA ESTADUAL NENZINHA CUNHA LIMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16991
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2279
    "inscrito_id" => 8685
    "titulo" => "TRABALHANDO A MÚSICA COMO ESTÍMULO  À PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "Muitas dificuldades são encontradas, hoje, no que diz respeito ao ensino de língua portuguesa, uma vez que, se percebe um distanciamento no processo ensino-aprendizagem das práticas realizadas dentro e fora do ambiente escolar. Nesse sentido, o presente trabalho visou contribuir para o desenvolvimento de práticas letradas escolares alicerçadas pela bagagem cultural e linguística trazida pelos alunos. Para tanto, desenvolvemos, ao longo de três anos,  na disciplina de Língua Portuguesa, da Escola Estadual de Ensino Médio Nenzinha Cunha Lima, um trabalho voltado para o estímulo à leitura e à escrita por meio do gênero música/canção, promovendo o evento intitulado Semana da Leitura NCL. A atividade, desenvolvida com todos os alunos do ensino médio inovador vem apresentando resultados positivos, ao longo das três edições: 2013, com Vinicius de Moraes; 2014, com Chico Buarque; e 2015, com Rita Lee. As ações que envolvem escuta, leitura e análise das canções, palestras, leitura para crianças, debates temáticos, ações sociais e sarau literário vêm despertando criticidade nos alunos, compreensão de conceitos linguísticos, como retextualização e intertextualidade, posicionamentos fundamentos em argumentos consistentes, capacidade de interpretação e compreensão de subentendidos e ironias, bem como de adequação linguística e inovação do repertório musical. Além disso, vêm formando leitores e escritores autônomos, conscientes do processo que envolve a ação de escrever e das relações possíveis entre as práticas cotidianas e as desenvolvidas na escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa"
    "palavra_chave" => "MÚSICA, PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA, LÍNGUA PORTUGUESA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID8685_08092015214548.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GLENDA HILNARA MEIRA FELICIANO"
    "autor_nome_curto" => "GLENDA"
    "autor_email" => "glenda_hilnara@yahoo.com."
    "autor_ies" => "ESCOLA ESTADUAL NENZINHA CUNHA LIMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Muitas dificuldades são encontradas, hoje, no que diz respeito ao ensino de língua portuguesa, uma vez que, se percebe um distanciamento no processo ensino-aprendizagem das práticas realizadas dentro e fora do ambiente escolar. Nesse sentido, o presente trabalho visou contribuir para o desenvolvimento de práticas letradas escolares alicerçadas pela bagagem cultural e linguística trazida pelos alunos. Para tanto, desenvolvemos, ao longo de três anos, na disciplina de Língua Portuguesa, da Escola Estadual de Ensino Médio Nenzinha Cunha Lima, um trabalho voltado para o estímulo à leitura e à escrita por meio do gênero música/canção, promovendo o evento intitulado Semana da Leitura NCL. A atividade, desenvolvida com todos os alunos do ensino médio inovador vem apresentando resultados positivos, ao longo das três edições: 2013, com Vinicius de Moraes; 2014, com Chico Buarque; e 2015, com Rita Lee. As ações que envolvem escuta, leitura e análise das canções, palestras, leitura para crianças, debates temáticos, ações sociais e sarau literário vêm despertando criticidade nos alunos, compreensão de conceitos linguísticos, como retextualização e intertextualidade, posicionamentos fundamentos em argumentos consistentes, capacidade de interpretação e compreensão de subentendidos e ironias, bem como de adequação linguística e inovação do repertório musical. Além disso, vêm formando leitores e escritores autônomos, conscientes do processo que envolve a ação de escrever e das relações possíveis entre as práticas cotidianas e as desenvolvidas na escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.