Este projeto de iniciação científica Aprendendo Lógica e Matemática Através da Robótica Educacional foi desenvolvido pelos pesquisadores Patrícia Coelho Barbosa e George Cardozo Dantas sob a orientação do Professor Dr. Eduardo Cambruzzi.
A matemática está no nosso cotidiano, em nossas mentes e depende da imaginação para a compreensão de conceitos. Esta demanda por abstração, por imaginação para compreender a matemática, torna necessário que os processos pedagógicos considerem a importância de se ampliar a experiência do indivíduo, a fim de proporciona-lhes momentos de atividades criadoras relevantes e que evidenciem a importância de se resgatar o lúdico na relação ensino aprendizagem.
A apresentação deste trabalho tem por objetivo demonstrar como a robótica educacional pode melhorar a relação ensino-aprendizagem dos conteúdos de matemática em turmas do ensino fundamental II e ensino médio. Mais especificamente, apresenta um objeto de aprendizagem que utiliza robôs da linha LEGO® que pode colaborar na compreensão dos conteúdos de geometria plana e cálculo de volumes de sólidos regulares.
O objeto de aprendizagem descrito neste projeto utiliza o kit LEGO Mindstroms NXT 2.0. Os conceitos matemáticos abordados a partir do uso robô, têm como finalidade apresentar aos alunos os conteúdos relacionados à geometria plana, ao cálculo de áreas, volumes e comprimentos, com o objetivo de envolver de forma mais lúdica e material estes alunos com os conteúdos citados anteriormente, mais especificamente com a:
- compreensão de ângulos;
- utilização de razão e proporção;
- compreensão do cálculo de distâncias, área de figuras planas e o volume de objetos tridimensionais.
Para a construção do objeto de aprendizagem, as principais peças utilizadas são: Painel de controle NXT, Servomotor NXT, também chamado como sensor de rotação, vigas sem botões, pinos e um cabo RJ-12, a construção se dá sob orientação do professor, pois os alunos participam da montagem do robô passo a passo.
Após a montagem do robô e a compreensão por parte dos alunos de como utilizar suas funções de programação, o professor utiliza o roteiro a seguir para a aplicação do objeto de aprendizagem proposto.
1. Apresentação dos conteúdos a serem abordados:
1.1. conceito de ângulo e distância;
1.2. relação e razão entre ângulos e distância;
1.3. conceito de área e volume de figuras;
2- Formação dos grupos pelos alunos;
3- Definição dos desafios:
Desafio I: calcular distâncias e a área de figuras planas utilizando o robô.
Desafio II: calcular o volume de sólidos utilizando o robô.
5- Apresentação e discussão dos resultados.
O objeto de aprendizagem apresentado neste trabalho é uma ferramenta pedagógica que integra conceitos de aprendizagens que surgem no decorrer das aulas e permite que estes conceitos possam ser solucionados e ampliados com o auxílio desta ferramenta, uma vez que esta tecnologia pode ser utilizada de muitas e de diferentes formas na solução de um mesmo problema.