Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DO ABSTRATO AO LÚDICO: COMPREENDENDO A MATEMÁTICA ATRAVÉS DE ROBÓTCA EDUCACIONAL

Palavra-chaves: MATEMÁTICA, ROBÓTICA EDUCACIONAL, OBJETOS DE APRENDIZAGEM, LUDICIDADE Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Matemática
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      Este projeto de iniciação científica Aprendendo Lógica e Matemática Através da Robótica Educacional foi desenvolvido pelos pesquisadores Patrícia Coelho Barbosa e George Cardozo Dantas sob a orientação do Professor Dr. Eduardo Cambruzzi.\r\n
      A matemática está no nosso cotidiano, em nossas mentes e depende da imaginação para a compreensão de conceitos. Esta demanda por abstração, por imaginação para compreender a matemática, torna necessário que os processos pedagógicos considerem a importância de se ampliar a experiência do indivíduo, a fim de proporciona-lhes momentos de atividades criadoras relevantes e que evidenciem a importância de se resgatar o lúdico na relação ensino aprendizagem.\r\n
      A apresentação deste trabalho tem por objetivo demonstrar como a robótica educacional pode melhorar a relação ensino-aprendizagem dos conteúdos de matemática em turmas do ensino fundamental II e ensino médio.  Mais especificamente, apresenta um  objeto de aprendizagem que utiliza robôs da linha LEGO® que pode colaborar na compreensão dos conteúdos de geometria plana e cálculo de volumes de sólidos regulares. \r\n
      O objeto de aprendizagem descrito neste projeto utiliza o kit LEGO Mindstroms NXT 2.0. Os conceitos matemáticos abordados a partir do uso robô, têm como finalidade apresentar aos alunos os conteúdos relacionados à geometria plana, ao cálculo de áreas, volumes e comprimentos, com o objetivo de envolver de forma mais lúdica e material estes alunos com os conteúdos citados anteriormente, mais especificamente com a:\r\n
      - compreensão de ângulos;\r\n
      - utilização de razão e proporção;\r\n
      - compreensão do cálculo de distâncias, área de figuras planas e o volume de objetos tridimensionais.\r\n
      Para a construção do objeto de aprendizagem, as principais peças utilizadas são: Painel de controle NXT, Servomotor NXT, também chamado como sensor de rotação, vigas sem botões, pinos e um cabo RJ-12, a construção se dá sob orientação do professor, pois os alunos participam da montagem do robô passo a passo.\r\n
      Após a montagem do robô e a compreensão por parte dos alunos de como utilizar suas funções de programação, o professor  utiliza o roteiro a seguir para a aplicação do objeto de aprendizagem proposto. \r\n
       1. Apresentação dos conteúdos a serem abordados: \r\n
      \t1.1. conceito de ângulo e distância;\r\n
      \t1.2. relação e razão entre ângulos e distância;\r\n
      \t1.3. conceito de área e volume de figuras;\r\n
      2- Formação dos grupos pelos alunos;\r\n
      3- Definição dos desafios:\r\n
      \tDesafio I: calcular distâncias e a área de figuras planas utilizando o  robô.\r\n
      \tDesafio II: calcular o volume de sólidos utilizando o robô.\r\n
      5- Apresentação e discussão dos resultados.\r\n
      O objeto de aprendizagem apresentado neste trabalho é uma ferramenta pedagógica que integra conceitos de aprendizagens que surgem no decorrer das aulas e permite que estes conceitos possam ser solucionados e ampliados com o auxílio desta ferramenta, uma vez que esta tecnologia pode ser utilizada de muitas e de diferentes formas na solução de um mesmo problema.
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      A matemática está no nosso cotidiano, em nossas mentes e depende da imaginação para a compreensão de conceitos. Esta demanda por abstração, por imaginação para compreender a matemática, torna necessário que os processos pedagógicos considerem a importância de se ampliar a experiência do indivíduo, a fim de proporciona-lhes momentos de atividades criadoras relevantes e que evidenciem a importância de se resgatar o lúdico na relação ensino aprendizagem.\r\n
      A apresentação deste trabalho tem por objetivo demonstrar como a robótica educacional pode melhorar a relação ensino-aprendizagem dos conteúdos de matemática em turmas do ensino fundamental II e ensino médio.  Mais especificamente, apresenta um  objeto de aprendizagem que utiliza robôs da linha LEGO® que pode colaborar na compreensão dos conteúdos de geometria plana e cálculo de volumes de sólidos regulares. \r\n
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      Após a montagem do robô e a compreensão por parte dos alunos de como utilizar suas funções de programação, o professor  utiliza o roteiro a seguir para a aplicação do objeto de aprendizagem proposto. \r\n
       1. Apresentação dos conteúdos a serem abordados: \r\n
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      \t1.2. relação e razão entre ângulos e distância;\r\n
      \t1.3. conceito de área e volume de figuras;\r\n
      2- Formação dos grupos pelos alunos;\r\n
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      5- Apresentação e discussão dos resultados.\r\n
      O objeto de aprendizagem apresentado neste trabalho é uma ferramenta pedagógica que integra conceitos de aprendizagens que surgem no decorrer das aulas e permite que estes conceitos possam ser solucionados e ampliados com o auxílio desta ferramenta, uma vez que esta tecnologia pode ser utilizada de muitas e de diferentes formas na solução de um mesmo problema.
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Este projeto de iniciação científica Aprendendo Lógica e Matemática Através da Robótica Educacional foi desenvolvido pelos pesquisadores Patrícia Coelho Barbosa e George Cardozo Dantas sob a orientação do Professor Dr. Eduardo Cambruzzi. A matemática está no nosso cotidiano, em nossas mentes e depende da imaginação para a compreensão de conceitos. Esta demanda por abstração, por imaginação para compreender a matemática, torna necessário que os processos pedagógicos considerem a importância de se ampliar a experiência do indivíduo, a fim de proporciona-lhes momentos de atividades criadoras relevantes e que evidenciem a importância de se resgatar o lúdico na relação ensino aprendizagem. A apresentação deste trabalho tem por objetivo demonstrar como a robótica educacional pode melhorar a relação ensino-aprendizagem dos conteúdos de matemática em turmas do ensino fundamental II e ensino médio. Mais especificamente, apresenta um objeto de aprendizagem que utiliza robôs da linha LEGO® que pode colaborar na compreensão dos conteúdos de geometria plana e cálculo de volumes de sólidos regulares. O objeto de aprendizagem descrito neste projeto utiliza o kit LEGO Mindstroms NXT 2.0. Os conceitos matemáticos abordados a partir do uso robô, têm como finalidade apresentar aos alunos os conteúdos relacionados à geometria plana, ao cálculo de áreas, volumes e comprimentos, com o objetivo de envolver de forma mais lúdica e material estes alunos com os conteúdos citados anteriormente, mais especificamente com a: - compreensão de ângulos; - utilização de razão e proporção; - compreensão do cálculo de distâncias, área de figuras planas e o volume de objetos tridimensionais. Para a construção do objeto de aprendizagem, as principais peças utilizadas são: Painel de controle NXT, Servomotor NXT, também chamado como sensor de rotação, vigas sem botões, pinos e um cabo RJ-12, a construção se dá sob orientação do professor, pois os alunos participam da montagem do robô passo a passo. Após a montagem do robô e a compreensão por parte dos alunos de como utilizar suas funções de programação, o professor utiliza o roteiro a seguir para a aplicação do objeto de aprendizagem proposto. 1. Apresentação dos conteúdos a serem abordados: 1.1. conceito de ângulo e distância; 1.2. relação e razão entre ângulos e distância; 1.3. conceito de área e volume de figuras; 2- Formação dos grupos pelos alunos; 3- Definição dos desafios: Desafio I: calcular distâncias e a área de figuras planas utilizando o robô. Desafio II: calcular o volume de sólidos utilizando o robô. 5- Apresentação e discussão dos resultados. O objeto de aprendizagem apresentado neste trabalho é uma ferramenta pedagógica que integra conceitos de aprendizagens que surgem no decorrer das aulas e permite que estes conceitos possam ser solucionados e ampliados com o auxílio desta ferramenta, uma vez que esta tecnologia pode ser utilizada de muitas e de diferentes formas na solução de um mesmo problema.

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