A presente pesquisa, de natureza qualitativa e descritiva, foi realizada com alunos dos cursos de Licenciatura Plena em Física e em Matemática, que cursavam a disciplina Avaliação da Aprendizagem, no primeiro semestre de 2015, no Centro de Ciências da Educação, na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Objetivamos, centralmente, analisar o uso do seminário como uma estratégia pedagógica para ensinar com pesquisa no contexto do ensino superior e, especificamente, conhecer as experiências anteriormente vivenciadas pelos alunos no trabalho com seminário e suas experiências atuais no contexto do trabalho que estávamos desenvolvendo. A pesquisa revelou que o seminário é um gênero que não é dominado por alunos e professores, uma vez que, em geral, é convertido em atividade mecânica de transmissão de conteúdo, em mera cópia. No entanto, a pesquisa também revelou que o seminário, ao recuperar sua origem histórica de atividade de pesquisa, configura-se numa estratégia pedagógica e avaliativa para ensinar com pesquisa no ensino superior, que possibilita ressignificar a concepção de aula nesse âmbito, contribuindo significativamente para o processo de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.