SUSTENTABILIDADE NA ESCOLA
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16966 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2073 "inscrito_id" => 4873 "titulo" => "SUSTENTABILIDADE NA ESCOLA" "resumo" => "Discutir a questão ambiental tem se tornado uma situação corriqueira diante das agressões que a natureza vem sofrendo ao longo dos tempos. Durante a realização das ações do Pibid/UFCG Subprojeto Biologia, em uma escola de educação básica, verificou-se o acúmulo de lixo em alguns espaços da dependência, além da não realização da coleta seletiva. Tendo em vista esses problemas enfrentados, este trabalho teve como objetivo contribuir para a conscientização e sensibilização dos discentes, de uma turma do 1º ano, sobre suas atitudes em relação às questões socioambientais em sua comunidade e ambiente escolar. Baseando-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais de 1997, o tema Meio Ambiente e Saúde foi tratado não só como um conteúdo da biologia, mas como eixo transversal. Através de espaços de discussão, com rodas de conversas, exposição de vídeos, visita à Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Cajazeiras e oficinas, foram debatidas estratégias e medidas de redução, reciclagem e reutilização do lixo produzido pela comunidade da escola. Foi perceptível a preocupação dos discentes com a não realização da coleta seletiva na escola e na comunidade, o que dificulta o trabalho dos catadores na região. Outra preocupação detectada pelos alunos fora em relação as condições de vida dos moradores do lixão e dos catadores que realizam seu trabalho nas regiões próximas à escola. Ficando evidente que estas intervenções educativas são indispensáveis para a conscientização dos alunos, permitindo-os uma visão diferenciada em relação aos problemas ambientais, indicando um avanço na construção de valores humanistas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO POPULAR, EIXOS TRANSVERSAIS, PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA10_ID4873_08092015190725.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "YAM DE SOUSA SANTOS" "autor_nome_curto" => "YAM SANTOS" "autor_email" => "yamssantos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16966 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2073 "inscrito_id" => 4873 "titulo" => "SUSTENTABILIDADE NA ESCOLA" "resumo" => "Discutir a questão ambiental tem se tornado uma situação corriqueira diante das agressões que a natureza vem sofrendo ao longo dos tempos. Durante a realização das ações do Pibid/UFCG Subprojeto Biologia, em uma escola de educação básica, verificou-se o acúmulo de lixo em alguns espaços da dependência, além da não realização da coleta seletiva. Tendo em vista esses problemas enfrentados, este trabalho teve como objetivo contribuir para a conscientização e sensibilização dos discentes, de uma turma do 1º ano, sobre suas atitudes em relação às questões socioambientais em sua comunidade e ambiente escolar. Baseando-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais de 1997, o tema Meio Ambiente e Saúde foi tratado não só como um conteúdo da biologia, mas como eixo transversal. Através de espaços de discussão, com rodas de conversas, exposição de vídeos, visita à Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Cajazeiras e oficinas, foram debatidas estratégias e medidas de redução, reciclagem e reutilização do lixo produzido pela comunidade da escola. Foi perceptível a preocupação dos discentes com a não realização da coleta seletiva na escola e na comunidade, o que dificulta o trabalho dos catadores na região. Outra preocupação detectada pelos alunos fora em relação as condições de vida dos moradores do lixão e dos catadores que realizam seu trabalho nas regiões próximas à escola. Ficando evidente que estas intervenções educativas são indispensáveis para a conscientização dos alunos, permitindo-os uma visão diferenciada em relação aos problemas ambientais, indicando um avanço na construção de valores humanistas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO POPULAR, EIXOS TRANSVERSAIS, PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA10_ID4873_08092015190725.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "YAM DE SOUSA SANTOS" "autor_nome_curto" => "YAM SANTOS" "autor_email" => "yamssantos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }