SANTOS, Yam De Sousa et al.. Sustentabilidade na escola. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/16966>. Acesso em: 23/11/2024 05:49
Discutir a questão ambiental tem se tornado uma situação corriqueira diante das agressões que a natureza vem sofrendo ao longo dos tempos. Durante a realização das ações do Pibid/UFCG Subprojeto Biologia, em uma escola de educação básica, verificou-se o acúmulo de lixo em alguns espaços da dependência, além da não realização da coleta seletiva. Tendo em vista esses problemas enfrentados, este trabalho teve como objetivo contribuir para a conscientização e sensibilização dos discentes, de uma turma do 1º ano, sobre suas atitudes em relação às questões socioambientais em sua comunidade e ambiente escolar. Baseando-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais de 1997, o tema Meio Ambiente e Saúde foi tratado não só como um conteúdo da biologia, mas como eixo transversal. Através de espaços de discussão, com rodas de conversas, exposição de vídeos, visita à Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Cajazeiras e oficinas, foram debatidas estratégias e medidas de redução, reciclagem e reutilização do lixo produzido pela comunidade da escola. Foi perceptível a preocupação dos discentes com a não realização da coleta seletiva na escola e na comunidade, o que dificulta o trabalho dos catadores na região. Outra preocupação detectada pelos alunos fora em relação as condições de vida dos moradores do lixão e dos catadores que realizam seu trabalho nas regiões próximas à escola. Ficando evidente que estas intervenções educativas são indispensáveis para a conscientização dos alunos, permitindo-os uma visão diferenciada em relação aos problemas ambientais, indicando um avanço na construção de valores humanistas.