SABORES E SABERES DO PROCESSO FORMATIVO: PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS DE CONCLUINTES DO CURSO TÉCNICO EM COZINHA DA MODALIDADE PROEJA
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16937 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 806 "inscrito_id" => 1517 "titulo" => "SABORES E SABERES DO PROCESSO FORMATIVO: PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS DE CONCLUINTES DO CURSO TÉCNICO EM COZINHA DA MODALIDADE PROEJA" "resumo" => "O objetivo deste trabalho é apresentar resultados de uma pesquisa comparativa sobre as percepções dos alunos concluintes do curso técnico em cozinha, da modalidade PROEJA do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), especificamente no que se refere aos aspectos relacionados ao processo formativo. Participaram deste estudo, alunos concluintes das duas Instituições, compreendendo a primeira turma concluinte do curso. Por meio da análise de entrevistas semiestruturadas, percebemos que tanto alunos do IFAL quanto do IFSC, destacaram que o nível de conhecimento dos professores, sua habilidade técnica associada à metodologia e a relação afetiva entre professor e aluno são essenciais no processo de ensino-aprendizagem nessa modalidade. O único aspecto negativo apresentado pelos concluintes do IFAL foi à falta de estrutura de funcionamento pela ausência de laboratório especializado, porém avaliaram positivamente o curso escolhido destacando a atuação dos professores como sendo o diferencial no processo. Sobre os aspectos positivos os concluintes destacaram o aumento das oportunidades de atividades profissionais, por aprender as técnicas e eliminar os vícios de práticas amadoras e o sentimento de mais valorização, por apresentar a marca dos Institutos. Observamos que é necessário haver uma sintonia entre a educação básica e a educação profissional, especialmente porque essa integração influencia positivamente a melhoria das condições de vida dos alunos que buscam os IFs. Acreditamos que ao associar fundamentos cientifico-tecnológicos e histórico-sociais a educação profissional, ajuda a formação do jovem e adulto trabalhador não apenas o qualificando para o trabalho, mas o preparando para uma nova vida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO BÁSICA, TRABALHO, PROEJA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA12_ID1517_17082015084338.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO FERREIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "SOCORRO SANTOS" "autor_email" => "socorrofsantos@yahoo.com." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16937 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 806 "inscrito_id" => 1517 "titulo" => "SABORES E SABERES DO PROCESSO FORMATIVO: PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS DE CONCLUINTES DO CURSO TÉCNICO EM COZINHA DA MODALIDADE PROEJA" "resumo" => "O objetivo deste trabalho é apresentar resultados de uma pesquisa comparativa sobre as percepções dos alunos concluintes do curso técnico em cozinha, da modalidade PROEJA do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), especificamente no que se refere aos aspectos relacionados ao processo formativo. Participaram deste estudo, alunos concluintes das duas Instituições, compreendendo a primeira turma concluinte do curso. Por meio da análise de entrevistas semiestruturadas, percebemos que tanto alunos do IFAL quanto do IFSC, destacaram que o nível de conhecimento dos professores, sua habilidade técnica associada à metodologia e a relação afetiva entre professor e aluno são essenciais no processo de ensino-aprendizagem nessa modalidade. O único aspecto negativo apresentado pelos concluintes do IFAL foi à falta de estrutura de funcionamento pela ausência de laboratório especializado, porém avaliaram positivamente o curso escolhido destacando a atuação dos professores como sendo o diferencial no processo. Sobre os aspectos positivos os concluintes destacaram o aumento das oportunidades de atividades profissionais, por aprender as técnicas e eliminar os vícios de práticas amadoras e o sentimento de mais valorização, por apresentar a marca dos Institutos. Observamos que é necessário haver uma sintonia entre a educação básica e a educação profissional, especialmente porque essa integração influencia positivamente a melhoria das condições de vida dos alunos que buscam os IFs. Acreditamos que ao associar fundamentos cientifico-tecnológicos e histórico-sociais a educação profissional, ajuda a formação do jovem e adulto trabalhador não apenas o qualificando para o trabalho, mas o preparando para uma nova vida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO BÁSICA, TRABALHO, PROEJA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA12_ID1517_17082015084338.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO FERREIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "SOCORRO SANTOS" "autor_email" => "socorrofsantos@yahoo.com." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }