MODELOS DIDÁTICOS: UMA PROPOSTA PARA ALFABETIZAR LETRANDO
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16298 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 288 "inscrito_id" => 4829 "titulo" => "MODELOS DIDÁTICOS: UMA PROPOSTA PARA ALFABETIZAR LETRANDO" "resumo" => "É notória que uma das maiores riquezas de um país é a educação, uma boa educação de qualidade deve começar nas séries iniciais que é à base de formação dos educando. No entanto, o processo de alfabetização e letramento na maioria das escolas públicas do Brasil tem mostrado um resultado insatisfatório, prejudicando a construção do conhecimento dos alunos que saem das séries iniciais do ensino fundamental e chegam ao ensino médio com inúmeras dificuldades de leitura e escrita.Nesse contexto, observamos que em uma sociedade dinâmica na qual vivemos atualmente não se fala apenas em alfabetização, mas também em letramento, o professor como mediador tem a função primordial não só de ensinar seus alunos a lerem e escreverem, mas atenderem às demandas do uso da escrita socialmente.Este artigo teve como foco principal expor os conceitos de alfabetização e letramento, analisar aplicação de uma sequência didática desenvolvida com uma turma de terceiro ano do ensino fundamental, numa escola pública, a qual propõe a elaboração de um modelo didático na disciplina de língua portuguesa no ensino do gênero textual poesia pelos próprios alunos. As análises desenvolvidas visam demonstrar a contribuição dessa atividade no processo de alfabetização e letramento, com a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO., LETRAMENTO., CONHECIMENTO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA5_ID4829_28072015172114.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUSCINÁRIA TAVARES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JUSCINÁRIA" "autor_email" => "juscinariatsa@hotmail.com" "autor_ies" => "UERR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16298 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 288 "inscrito_id" => 4829 "titulo" => "MODELOS DIDÁTICOS: UMA PROPOSTA PARA ALFABETIZAR LETRANDO" "resumo" => "É notória que uma das maiores riquezas de um país é a educação, uma boa educação de qualidade deve começar nas séries iniciais que é à base de formação dos educando. No entanto, o processo de alfabetização e letramento na maioria das escolas públicas do Brasil tem mostrado um resultado insatisfatório, prejudicando a construção do conhecimento dos alunos que saem das séries iniciais do ensino fundamental e chegam ao ensino médio com inúmeras dificuldades de leitura e escrita.Nesse contexto, observamos que em uma sociedade dinâmica na qual vivemos atualmente não se fala apenas em alfabetização, mas também em letramento, o professor como mediador tem a função primordial não só de ensinar seus alunos a lerem e escreverem, mas atenderem às demandas do uso da escrita socialmente.Este artigo teve como foco principal expor os conceitos de alfabetização e letramento, analisar aplicação de uma sequência didática desenvolvida com uma turma de terceiro ano do ensino fundamental, numa escola pública, a qual propõe a elaboração de um modelo didático na disciplina de língua portuguesa no ensino do gênero textual poesia pelos próprios alunos. As análises desenvolvidas visam demonstrar a contribuição dessa atividade no processo de alfabetização e letramento, com a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO., LETRAMENTO., CONHECIMENTO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA5_ID4829_28072015172114.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUSCINÁRIA TAVARES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JUSCINÁRIA" "autor_email" => "juscinariatsa@hotmail.com" "autor_ies" => "UERR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }