É notória que uma das maiores riquezas de um país é a educação, uma boa educação de qualidade deve começar nas séries iniciais que é à base de formação dos educando. No entanto, o processo de alfabetização e letramento na maioria das escolas públicas do Brasil tem mostrado um resultado insatisfatório, prejudicando a construção do conhecimento dos alunos que saem das séries iniciais do ensino fundamental e chegam ao ensino médio com inúmeras dificuldades de leitura e escrita.Nesse contexto, observamos que em uma sociedade dinâmica na qual vivemos atualmente não se fala apenas em alfabetização, mas também em letramento, o professor como mediador tem a função primordial não só de ensinar seus alunos a lerem e escreverem, mas atenderem às demandas do uso da escrita socialmente.Este artigo teve como foco principal expor os conceitos de alfabetização e letramento, analisar aplicação de uma sequência didática desenvolvida com uma turma de terceiro ano do ensino fundamental, numa escola pública, a qual propõe a elaboração de um modelo didático na disciplina de língua portuguesa no ensino do gênero textual poesia pelos próprios alunos. As análises desenvolvidas visam demonstrar a contribuição dessa atividade no processo de alfabetização e letramento, com a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.