EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE QUÍMICA: CONSTRUINDO CAMINHOS E CONVERGINDO IDEIAS, EXPERIÊNCIAS E ALTERNATIVAS
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15807 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2643 "inscrito_id" => 40 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE QUÍMICA: CONSTRUINDO CAMINHOS E CONVERGINDO IDEIAS, EXPERIÊNCIAS E ALTERNATIVAS" "resumo" => "A Educação Ambiental é um processo que consiste em proporcionar as pessoas uma compreensão crítica e global do ambiente para elucidar valores, desenvolver atitudes, que lhes permitam adotar uma posição consciente e participativa a respeito das questões relacionadas com a conservação e a adequada utilização dos recursos naturais para melhoria da qualidade de vida e a eliminação da pobreza extrema e do consumismo desenfreado. Dentre seus objetivos, invoca a conscientização, o desenvolvimento de habilidades e capacidades como instrumento de avaliação e participação dos indivíduos na sociedade organizada; podendo constituir-se uma opção para a transformação da realidade contemporânea, onde a tecnologia acelerou os processos de produção e consequentemente a magnitude dos problemas ambientais. A degradação ambiental, o risco de colapso ecológico e o avanço da desigualdade e da pobreza são sinais eloquentes da crise do mundo globalizado. A sustentabilidade é o significante de uma falha fundamental na história da humanidade; crise de civilização que alcança seu momento culminante na modernidade, mas cujas origens remetem à concepção do mundo que serve de base à civilização ocidental. Assim, o ensino de química deve possibilitar aos alunos a compreensão das transformações químicas que ocorrem no mundo físico de forma abrangente e integrada, para que os estes possam julgar, com fundamentos, as informações adquiridas na mídia, na escola, com pessoas, etc. A partir daí, o aluno tomará suas decisões e dessa forma, interagirá com o mundo enquanto indivíduo e cidadão. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo identificar as possibilidades de reutilização de resíduos sólidos domiciliares. Este trabalho foi efetivado em ambiente escolar, onde se realizaram palestras, visitas técnicas e aulas práticas objetivando conscientizar os alunos quanto aos impactos ambientais causados pela disposição incorreta de resíduos gerados nos domicílios, apresentando diversas fontes de reutilização dos materiais. Observou-se que a partir da reutilização primaria da garrafa PET pós-consumo e de recipientes poliméricos é possível reduzir aproximadamente 25% da disposição deste resíduo no meio ambiente, enquanto para finalidades mais complexas, há possibilidades de redução de até 10%." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "ENSINO,, RESÍDUOS SÓLIDOS,, REUTILIZAÇÃO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA10_ID40_09092015215946.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DARLING DE LIRA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "DARLI LIRA" "autor_email" => "darli.lira@gmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15807 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2643 "inscrito_id" => 40 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE QUÍMICA: CONSTRUINDO CAMINHOS E CONVERGINDO IDEIAS, EXPERIÊNCIAS E ALTERNATIVAS" "resumo" => "A Educação Ambiental é um processo que consiste em proporcionar as pessoas uma compreensão crítica e global do ambiente para elucidar valores, desenvolver atitudes, que lhes permitam adotar uma posição consciente e participativa a respeito das questões relacionadas com a conservação e a adequada utilização dos recursos naturais para melhoria da qualidade de vida e a eliminação da pobreza extrema e do consumismo desenfreado. Dentre seus objetivos, invoca a conscientização, o desenvolvimento de habilidades e capacidades como instrumento de avaliação e participação dos indivíduos na sociedade organizada; podendo constituir-se uma opção para a transformação da realidade contemporânea, onde a tecnologia acelerou os processos de produção e consequentemente a magnitude dos problemas ambientais. A degradação ambiental, o risco de colapso ecológico e o avanço da desigualdade e da pobreza são sinais eloquentes da crise do mundo globalizado. A sustentabilidade é o significante de uma falha fundamental na história da humanidade; crise de civilização que alcança seu momento culminante na modernidade, mas cujas origens remetem à concepção do mundo que serve de base à civilização ocidental. Assim, o ensino de química deve possibilitar aos alunos a compreensão das transformações químicas que ocorrem no mundo físico de forma abrangente e integrada, para que os estes possam julgar, com fundamentos, as informações adquiridas na mídia, na escola, com pessoas, etc. A partir daí, o aluno tomará suas decisões e dessa forma, interagirá com o mundo enquanto indivíduo e cidadão. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo identificar as possibilidades de reutilização de resíduos sólidos domiciliares. Este trabalho foi efetivado em ambiente escolar, onde se realizaram palestras, visitas técnicas e aulas práticas objetivando conscientizar os alunos quanto aos impactos ambientais causados pela disposição incorreta de resíduos gerados nos domicílios, apresentando diversas fontes de reutilização dos materiais. Observou-se que a partir da reutilização primaria da garrafa PET pós-consumo e de recipientes poliméricos é possível reduzir aproximadamente 25% da disposição deste resíduo no meio ambiente, enquanto para finalidades mais complexas, há possibilidades de redução de até 10%." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "ENSINO,, RESÍDUOS SÓLIDOS,, REUTILIZAÇÃO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA10_ID40_09092015215946.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DARLING DE LIRA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "DARLI LIRA" "autor_email" => "darli.lira@gmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }