Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE QUÍMICA: CONSTRUINDO CAMINHOS E CONVERGINDO IDEIAS, EXPERIÊNCIAS E ALTERNATIVAS

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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

A Educação Ambiental é um processo que consiste em proporcionar as pessoas uma compreensão crítica e global do ambiente para elucidar valores, desenvolver atitudes, que lhes permitam adotar uma posição consciente e participativa a respeito das questões relacionadas com a conservação e a adequada utilização dos recursos naturais para melhoria da qualidade de vida e a eliminação da pobreza extrema e do consumismo desenfreado. Dentre seus objetivos, invoca a conscientização, o desenvolvimento de habilidades e capacidades como instrumento de avaliação e participação dos indivíduos na sociedade organizada; podendo constituir-se uma opção para a transformação da realidade contemporânea, onde a tecnologia acelerou os processos de produção e consequentemente a magnitude dos problemas ambientais. A degradação ambiental, o risco de colapso ecológico e o avanço da desigualdade e da pobreza são sinais eloquentes da crise do mundo globalizado. A sustentabilidade é o significante de uma falha fundamental na história da humanidade; crise de civilização que alcança seu momento culminante na modernidade, mas cujas origens remetem à concepção do mundo que serve de base à civilização ocidental. Assim, o ensino de química deve possibilitar aos alunos a compreensão das transformações químicas que ocorrem no mundo físico de forma abrangente e integrada, para que os estes possam julgar, com fundamentos, as informações adquiridas na mídia, na escola, com pessoas, etc. A partir daí, o aluno tomará suas decisões e dessa forma, interagirá com o mundo enquanto indivíduo e cidadão. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo identificar as possibilidades de reutilização de resíduos sólidos domiciliares. Este trabalho foi efetivado em ambiente escolar, onde se realizaram palestras, visitas técnicas e aulas práticas objetivando conscientizar os alunos quanto aos impactos ambientais causados pela disposição incorreta de resíduos gerados nos domicílios, apresentando diversas fontes de reutilização dos materiais. Observou-se que a partir da reutilização primaria da garrafa PET pós-consumo e de recipientes poliméricos é possível reduzir aproximadamente 25% da disposição deste resíduo no meio ambiente, enquanto para finalidades mais complexas, há possibilidades de redução de até 10%.

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