Esta contribuição apresenta reflexões acerca de uma intervenção pedagógica, que rendeu, à sua autora principal, o Prêmio Mestres da Educação do Estado da Paraíba no ano de 2014. Ancorada na metodologia participante da pesquisa-ação seu desenvolvimento ocorreu no município de Bernardino Batista, localizado na microrregião de Cajazeiras, extremo oeste da Paraíba. A ação planejada a partir dos pressupostos e orientações da Educação Ambiental (EA) e das ênfases curriculares em Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) envolveu debates, pesquisas, seminários, coleta de pilhas e baterias, além de entrega do material coletado em posto de coleta credenciado pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEED). Possibilitou conexões interdisciplinares em contexto escolar e na realidade social, imprimindo ao trabalho realizado valores que extrapolaram os muros da escola. A intencionalidade da intervenção consistiu-se em: i) promover maior participação dos alunos, envolvimento e comprometimento com a aprendizagem por meio de discussões interdisciplinares em contexto escolar; ii) informar a comunidade escolar e população local sobre os problemas ambientais e de saúde pública que podem ser ocasionados pelo descarte de pilhas e baterias em locais inapropriados; e iii) sensibilizar os envolvidos sobre a responsabilidades social e ambiental de cada um para a mudança do cenário atual. O trabalho potencializou a aproximação entre os conteúdos escolares e a realidade social do aluno e motivou-os a promoverem uma campanha de conscientização pela preservação ambiental, responsabilidade social e coleta de pilhas e baterias no município para descarte ecológico.