ARAUJO, Joelma Maria Bento De. O caminho da educação: desafios e perspectivas. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/16338>. Acesso em: 23/12/2024 04:09
O presente trabalho tem como objetivo evidenciar o resultado de uma pequena parcela da pesquisa iniciada dentro do projeto PIBIC onde tem como tema A Descolonização do Conhecimento e a Proposta de Construção de uma pós-escola: Currículo e Diversidade. Nesse sentido, o exposto ressalta a analise as ações de construção do currículo escolar a partir das políticas de atualização e formação de professores. Ainda assim levam-se em consideração os debates a cerca das orientações para uma educação da diversidade em oposição ao etnocentrismo. Acreditamos que é preciso refletir sobre a qualidade da formação e as opções de atualização profissional. A educação para a diversidade pressupõe a preparação do professor e do sistema educacional. Contudo, achamos necessário que essas questões voltadas às práticas educativas venham a ser discutidas e questionadas. Só assim, podemos tentar chamar atenção da importância do compromisso com a educação.