A discriminação está presente em nossa sociedade mesmo que muitas vezes sua existência seja negada. A escola sendo parte desta sociedade traz em seu contexto vestígios de preconceito atrelado a estereótipos em torno da população negra. Assim sendo, o presente artigo, tem como objetivo central indagar a forma como é tratada a discriminação racial no espaço escolar. Para a realização deste, utilizou-se referencial bibliográfico que trata principalmente sobre as segregações sofridas pelo negro no passado e no presente, sobre os estereótipos e as manifestações racistas vivenciadas no espaço escolar. O trabalho torna-se relevante pelo intuito de buscar meios que possam contribuir para a superação de atitudes racistas no espaço escolar, visto que, a discriminação racial muitas vezes se dá de forma silenciosa provocando danos na vida daqueles que são discriminados. Observou-se que os alunos negros convivem com a desvalorização e com os estigmas difundidos no cotidiano das instituições através de estereótipos, ficando evidente a necessidade de se quebrar o silêncio adotando práticas pedagógicas voltadas à valorização do ser humano.