REFLETINDO A FORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPOS DE DESVALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO
0 of 0"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 16872 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 830 "inscrito_id" => 2959 "titulo" => "REFLETINDO A FORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPOS DE DESVALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO" "resumo" => "O presente trabalho que tem como tema a formação dos educadores ante uma realidade de desprestígio e como objetivo a discussão sobre a postura docente frente à qualificação do ensino se estrutura a partir de uma pesquisa feita em torno dos conflitos existentes na formação dos educadores e sobre a desvalorização da classe docente em uma sociedade gerida pelo capitalismo, bem como o enfrentamento da realidade imposta pela contemporaneidade. Entende-se que tal análise é relevante à medida que proporciona a reflexão sobre alguns aspectos do cotidiano escolar e do exercício do magistério que por inúmeras vezes são compreendidos como naturais quando de fato são produzidos de forma intencional pelo movimento contrário a democratização do saber. Propõem-se para este estudo, reflexões sobre as problemáticas educacionais que envolvem a figura do educador como sujeito substancial no processo de ensino-aprendizagem e sobre as condições de trabalho e formação as quais são subordinados nesse interim. Para a construção deste estudo foi organizada uma pesquisa bibliográfica e entrevistas não diretivas com educadores das séries iniciais do Ensino Fundamental da rede pública. Nessa direção, alguns teóricos foram fundamentais para esse momento da pesquisa, tais como: Libâneo (2001), Pimenta (2005) e Vasconcellos (2001), entre outros. Em vista disso, os resultados obtidos nos permite considerar que o papel social do profissional docente na sociedade contemporânea tem se configurado de forma complexa e laboriosa, pois as lutas da classe são fortalecidas por meio de uma unificação que em muitos casos necessita do rompimento com modelos preestabelecidos. ◀O presente trabalho que tem como tema a formação dos educadores ante uma realidade de desprestígio e como objetivo a discussão sobre a postura docente frente à ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "MAGISTÉRIO, DESVALORIZAÇÃO, FORMAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID2959_17082015125551.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLEIDIANE DO NASCIMENTO LIMA" "autor_nome_curto" => "GLEIDIANE LIMA" "autor_email" => "gleidiane-lima@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [▶ "id" => 16872 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 830 "inscrito_id" => 2959 "titulo" => "REFLETINDO A FORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPOS DE DESVALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO" "resumo" => "O presente trabalho que tem como tema a formação dos educadores ante uma realidade de desprestígio e como objetivo a discussão sobre a postura docente frente à qualificação do ensino se estrutura a partir de uma pesquisa feita em torno dos conflitos existentes na formação dos educadores e sobre a desvalorização da classe docente em uma sociedade gerida pelo capitalismo, bem como o enfrentamento da realidade imposta pela contemporaneidade. Entende-se que tal análise é relevante à medida que proporciona a reflexão sobre alguns aspectos do cotidiano escolar e do exercício do magistério que por inúmeras vezes são compreendidos como naturais quando de fato são produzidos de forma intencional pelo movimento contrário a democratização do saber. Propõem-se para este estudo, reflexões sobre as problemáticas educacionais que envolvem a figura do educador como sujeito substancial no processo de ensino-aprendizagem e sobre as condições de trabalho e formação as quais são subordinados nesse interim. Para a construção deste estudo foi organizada uma pesquisa bibliográfica e entrevistas não diretivas com educadores das séries iniciais do Ensino Fundamental da rede pública. Nessa direção, alguns teóricos foram fundamentais para esse momento da pesquisa, tais como: Libâneo (2001), Pimenta (2005) e Vasconcellos (2001), entre outros. Em vista disso, os resultados obtidos nos permite considerar que o papel social do profissional docente na sociedade contemporânea tem se configurado de forma complexa e laboriosa, pois as lutas da classe são fortalecidas por meio de uma unificação que em muitos casos necessita do rompimento com modelos preestabelecidos. ◀O presente trabalho que tem como tema a formação dos educadores ante uma realidade de desprestígio e como objetivo a discussão sobre a postura docente frente à ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "MAGISTÉRIO, DESVALORIZAÇÃO, FORMAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID2959_17082015125551.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLEIDIANE DO NASCIMENTO LIMA" "autor_nome_curto" => "GLEIDIANE LIMA" "autor_email" => "gleidiane-lima@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }