Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

(RE) SIGNIFICANDO A LEITURA: UM OLHAR INOVADOR NA CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DO PROEJA

Palavra-chaves: PRÁTICAS DE LEITURA, PROEJA, EDUCAÇÃO, TRABALHO PEDAGÓGICO, TRABALHO PEDAGÓGICO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15018
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2310
    "inscrito_id" => 8712
    "titulo" => "(RE) SIGNIFICANDO A LEITURA: UM OLHAR INOVADOR NA CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DO PROEJA"
    "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo central analisar as diversas concepções de leitura dos discentes, bem como suas representações sobre o trabalho sistematizado que a instituição escolar desenvolve e as interconexões desses saberes com o cotidiano vivido. Buscamos entender quais resultados são obtidos quando há pela escola um bom trabalho exercido pelo docente, com algumas práticas de leitura em sala de aula. Como universo da pesquisa, tivemos a participação de 07 alunos que fazem parte do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA – no Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire. A pesquisa se voltou para a perspectiva de análise a respeito da prática de leitura desses sujeitos do conhecimento. Priorizamos no aporte metodológico a pesquisa de cunho qualitativo e como instrumento de pesquisa optamos pelo questionário com questões semiestruturadas. Buscamos investigar as concepções de leitura dos discentes, as motivações advindas das práticas escolares em relação à leitura, bem como tentamos entender como a instituição escolar pode contribuir significativamente para arti"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS DE LEITURA, PROEJA, EDUCAÇÃO, TRABALHO PEDAGÓGICO, TRABALHO PEDAGÓGICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID8712_08092015224504.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SÔNIA MARIA DANTAS DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "SÔNIA"
    "autor_email" => "soniadanta@hotmail.com"
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15018
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2310
    "inscrito_id" => 8712
    "titulo" => "(RE) SIGNIFICANDO A LEITURA: UM OLHAR INOVADOR NA CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DO PROEJA"
    "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo central analisar as diversas concepções de leitura dos discentes, bem como suas representações sobre o trabalho sistematizado que a instituição escolar desenvolve e as interconexões desses saberes com o cotidiano vivido. Buscamos entender quais resultados são obtidos quando há pela escola um bom trabalho exercido pelo docente, com algumas práticas de leitura em sala de aula. Como universo da pesquisa, tivemos a participação de 07 alunos que fazem parte do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA – no Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire. A pesquisa se voltou para a perspectiva de análise a respeito da prática de leitura desses sujeitos do conhecimento. Priorizamos no aporte metodológico a pesquisa de cunho qualitativo e como instrumento de pesquisa optamos pelo questionário com questões semiestruturadas. Buscamos investigar as concepções de leitura dos discentes, as motivações advindas das práticas escolares em relação à leitura, bem como tentamos entender como a instituição escolar pode contribuir significativamente para arti"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS DE LEITURA, PROEJA, EDUCAÇÃO, TRABALHO PEDAGÓGICO, TRABALHO PEDAGÓGICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID8712_08092015224504.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SÔNIA MARIA DANTAS DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "SÔNIA"
    "autor_email" => "soniadanta@hotmail.com"
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo central analisar as diversas concepções de leitura dos discentes, bem como suas representações sobre o trabalho sistematizado que a instituição escolar desenvolve e as interconexões desses saberes com o cotidiano vivido. Buscamos entender quais resultados são obtidos quando há pela escola um bom trabalho exercido pelo docente, com algumas práticas de leitura em sala de aula. Como universo da pesquisa, tivemos a participação de 07 alunos que fazem parte do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA – no Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire. A pesquisa se voltou para a perspectiva de análise a respeito da prática de leitura desses sujeitos do conhecimento. Priorizamos no aporte metodológico a pesquisa de cunho qualitativo e como instrumento de pesquisa optamos pelo questionário com questões semiestruturadas. Buscamos investigar as concepções de leitura dos discentes, as motivações advindas das práticas escolares em relação à leitura, bem como tentamos entender como a instituição escolar pode contribuir significativamente para arti

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.