O presente trabalho objetiva apresentar os primeiros resultados das atividades desenvolvidas através do projeto de intervenção, que vem sendo desenvolvido no âmbito do PIBID de Geografia da UEPB, na turma do 1°ano D Tarde da E.E.E.F.M. São Sebastião, na cidade de Campina Grande-PB. A importância do estabelecimento de leituras e representações do espaço de vivência torna-se necessária nas aulas de Geografia para que os alunos tenham a oportunidade de constituir articulações de conhecimentos mais amplos e representativos de suas próprias realidades. No propósito de desenvolver uma atividade coletiva com os alunos, foram divididos grupos na sala, onde cada um destes representou um determinado espaço através da produção de mapas mentais e maquetes, oportunizando toda a turma a participar de forma integradora da atividade e mostrar, por meio destas representações, seus espaços de convívio para os demais colegas e professores. Os resultados alcançados com base na realização das atividades demonstram a importância de trabalhar as representações espaciais nas aulas de Geografia, assim como a utilização de diferentes recursos e estratégias nas aulas e das diferentes atividades que facilitam compreensões mais abrangentes, leituras e conhecimentos geográficos sobre o espaço e suas características que se evidenciam nas vivencias dos alunos. Nesse sentido, em confluência com demais aspectos didático pedagógicos, espera-se que as abordagens enfatizadas no decorrer das análises e discussões instituídas venham a propor reflexões para demais trabalhos que objetivem o mesmo proposito de representação e conhecimento sobre os diferentes espaços vivenciados e suas inter-relações com a sociedade, natureza e realidade do educando.