MODALIDADE ORAL E ESCRITA NA PERSPECTIVA DO USO E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16291 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1939 "inscrito_id" => 6192 "titulo" => "MODALIDADE ORAL E ESCRITA NA PERSPECTIVA DO USO E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "O homem é um ser de tradição oral, mas por questões ideológicas essa variante se consolidou como inferior em relação à escrita. Em decorrência, o ensino de Língua Portuguesa, por décadas, condicionou as atividades de produções textuais fora do contexto real de uso da língua, estigmatizando a fala ao campo da informalidade e do “erro”, enquanto a escrita correta e formal. Diante da premissa, nos aportamos na teoria sociolinguística para demonstrar que a língua falada e escrita compõe um só sistema linguístico, não devendo ser compreendida a partir de oposições e dicotomias, mas como sistema de relações interativas dentro de um continuum de variações presentes nas práticas sociais, esse pensamento abre espaço para o ensino produtivo da língua que tem como produto final o desenvolvimento da competência comunicativa do discente. A presente análise deu-se por meio de pesquisa bibliográfica, fundamentamo-nos em teóricos que abordam aspectos dessa temática, entre eles, Marcuschi (2001), Antunes (2003), Castilho (1998), Fávero, Andrade e Aquino (2012), entre outras referências básicas nesta discussão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "ORALIDADE, ESCRITA, ENSINO, COMPETÊNCIA COMUNICATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID6192_08092015161630.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICIA WANDERLEY NUNES" "autor_nome_curto" => "PATRICIA" "autor_email" => "patriciawander123@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16291 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1939 "inscrito_id" => 6192 "titulo" => "MODALIDADE ORAL E ESCRITA NA PERSPECTIVA DO USO E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "O homem é um ser de tradição oral, mas por questões ideológicas essa variante se consolidou como inferior em relação à escrita. Em decorrência, o ensino de Língua Portuguesa, por décadas, condicionou as atividades de produções textuais fora do contexto real de uso da língua, estigmatizando a fala ao campo da informalidade e do “erro”, enquanto a escrita correta e formal. Diante da premissa, nos aportamos na teoria sociolinguística para demonstrar que a língua falada e escrita compõe um só sistema linguístico, não devendo ser compreendida a partir de oposições e dicotomias, mas como sistema de relações interativas dentro de um continuum de variações presentes nas práticas sociais, esse pensamento abre espaço para o ensino produtivo da língua que tem como produto final o desenvolvimento da competência comunicativa do discente. A presente análise deu-se por meio de pesquisa bibliográfica, fundamentamo-nos em teóricos que abordam aspectos dessa temática, entre eles, Marcuschi (2001), Antunes (2003), Castilho (1998), Fávero, Andrade e Aquino (2012), entre outras referências básicas nesta discussão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "ORALIDADE, ESCRITA, ENSINO, COMPETÊNCIA COMUNICATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID6192_08092015161630.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICIA WANDERLEY NUNES" "autor_nome_curto" => "PATRICIA" "autor_email" => "patriciawander123@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }