Alguns conteúdos de Ciências apresentam certa complexidade de compreensão durante as aulas teóricas, havendo necessidade de aulas práticas para fortalecer o ensino-aprendizagem dos alunos. No entanto, a maioria das escolas públicas do Brasil não dispõe de laboratórios de ciências/química para a realização de aulas práticas. Pensando nisto, este trabalho expõe um projeto de intervenção desenvolvido durante a disciplina de Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) - Campus Açailândia, que oferece propostas metodológicas para o ensino de ciências através de uma oficina temática “Experimentos de química”, realizada na Escola Municipal Tânia Leite Santos (Açailândia-MA), com a presença de quarenta e cinco alunos dos 9º anos do Ensino Fundamental, onde os alunos realizaram experimentos, na sala de aula, utilizando materiais alternativos de fácil aquisição, de baixo custo e do convívio domiciliar, que não produzem resíduos tóxicos e que não oferecem riscos à saúde. A oficina como proposta metodológica, desenvolvida durante o estágio, abordou conteúdos das aulas de Ciências aliando os mesmos com os experimentos da aula prática, permitindo discussões e estímulo da reflexão nos alunos sobre os fenômenos ocorridos, contribuindo para a internalização e significação dos conteúdos, além de oportunizar o melhoramento da prática de ensino dos professores.