A PRÁTICA DA ORALIDADE EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA EXPERIÊNCIA COM O PIBID
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15287 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1396 "inscrito_id" => 7530 "titulo" => "A PRÁTICA DA ORALIDADE EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA EXPERIÊNCIA COM O PIBID" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo discutir a prática da oralidade em sala de aula, fazendo uso dos corpora produzidos no projeto desenvolvido por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental Batista Leite, localizada na cidade Sousa/PB, no período de 14 de abril a 02 de julho de 2015. O projeto consistiu na abordagem do uso oral da linguagem em aulas de Língua Portuguesa através da elaboração de seminários acerca do romance “Vidas Secas” levando em consideração a discussão da oralidade e do letramento na perspectiva sócio-interacionista apresentada por Marcuschi (2001, 2002, 2003, 2004, 2008) e nas proposições de Dolz & Schneuwly (2011) acerca da didática dos gêneros textuais orais e escritos na escola. Para melhor compreender esse universo, foi realizada uma revisão de literatura e a análise da apresentação dos seminários de alunos do 9° ano da Escola acima citada, para observarmos a importância da oralidade na formação do senso crítico dos alunos. Dessa forma, contatamos que o aluno está inserido em diferentes contextos sociais, que demandam práticas diversas de oralidade, é necessário que o professor saiba que é importante trabalhar os gêneros orais na sala de aula para que esses alunos possam usufruir de diferentes variantes orais da língua, inclusive, a norma culta." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "ORALIDADE, LÍNGUA PORTUGUESA, PIBID, SEMINÁRIO, SEMINÁRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID7530_05092015193434.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NILSON DE SOUSA RUTIZAT" "autor_nome_curto" => "NILSON RUTIZAT" "autor_email" => "brasilalemo@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15287 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1396 "inscrito_id" => 7530 "titulo" => "A PRÁTICA DA ORALIDADE EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA EXPERIÊNCIA COM O PIBID" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo discutir a prática da oralidade em sala de aula, fazendo uso dos corpora produzidos no projeto desenvolvido por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental Batista Leite, localizada na cidade Sousa/PB, no período de 14 de abril a 02 de julho de 2015. O projeto consistiu na abordagem do uso oral da linguagem em aulas de Língua Portuguesa através da elaboração de seminários acerca do romance “Vidas Secas” levando em consideração a discussão da oralidade e do letramento na perspectiva sócio-interacionista apresentada por Marcuschi (2001, 2002, 2003, 2004, 2008) e nas proposições de Dolz & Schneuwly (2011) acerca da didática dos gêneros textuais orais e escritos na escola. Para melhor compreender esse universo, foi realizada uma revisão de literatura e a análise da apresentação dos seminários de alunos do 9° ano da Escola acima citada, para observarmos a importância da oralidade na formação do senso crítico dos alunos. Dessa forma, contatamos que o aluno está inserido em diferentes contextos sociais, que demandam práticas diversas de oralidade, é necessário que o professor saiba que é importante trabalhar os gêneros orais na sala de aula para que esses alunos possam usufruir de diferentes variantes orais da língua, inclusive, a norma culta." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "ORALIDADE, LÍNGUA PORTUGUESA, PIBID, SEMINÁRIO, SEMINÁRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID7530_05092015193434.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NILSON DE SOUSA RUTIZAT" "autor_nome_curto" => "NILSON RUTIZAT" "autor_email" => "brasilalemo@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }