Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO “O USO DE ARTEFATOS HISTÓRICOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS”: UM ESTUDO SOBRE O PERFIL DOS PROFESSORES PARTICIPANTES

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, ARTEFATOS HISTÓRICOS Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Matemática
"2015-10-14 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16829
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2379
    "inscrito_id" => 7411
    "titulo" => "PROJETO “O USO DE ARTEFATOS HISTÓRICOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS”: UM ESTUDO SOBRE O PERFIL DOS PROFESSORES PARTICIPANTES"
    "resumo" => "Este trabalho objetiva apresentar os resultados de uma pesquisa diagnóstico realizada junto ao “O uso de artefatos históricos na Educação de jovens e adultos: Uma proposta para a formação continuada de professores de Matemática”, vinculado ao PROLICEN/2015, da UFPB/Campus IV, Rio Tinto/PB. O objetivo geral do projeto supracitado é integrar o Curso de Licenciatura em Matemática, do Campus IV – Litoral Norte, às escolas públicas da Região do Litoral Norte, por meio do oferecimento de oficinas aos professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos, em que serão explorados diversos artefatos históricos, por meio de atividades estruturadas. A pesquisa diagnóstico foi realizada em uma das etapas do projeto e teve por objetivo analisar tanto o perfil de vinte e quatro professores que atuavam na EJA e que estavam participando da experiência, além de verificar o que os professores pensavam acerca de questões didático-pedagógicas relacionadas à sua atuação nessa modalidade de ensino. Nos apoiamos nos estudos de Oliveira (2009); Fonseca (2007); D’Ambrosio (1999). A pesquisa diagnóstico permitiu-nos concluir que os professores valorizam ações como a desenvolvida no projeto supracitado e afirmam que possuem lacunas em sua formação no que diz respeito à Educação de Jovens e Adultos e à História da Matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, ARTEFATOS HISTÓRICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID7411_09092015090012.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE SOUSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VIVIANE SOUSA"
    "autor_email" => "vivimmesousa@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16829
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2379
    "inscrito_id" => 7411
    "titulo" => "PROJETO “O USO DE ARTEFATOS HISTÓRICOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS”: UM ESTUDO SOBRE O PERFIL DOS PROFESSORES PARTICIPANTES"
    "resumo" => "Este trabalho objetiva apresentar os resultados de uma pesquisa diagnóstico realizada junto ao “O uso de artefatos históricos na Educação de jovens e adultos: Uma proposta para a formação continuada de professores de Matemática”, vinculado ao PROLICEN/2015, da UFPB/Campus IV, Rio Tinto/PB. O objetivo geral do projeto supracitado é integrar o Curso de Licenciatura em Matemática, do Campus IV – Litoral Norte, às escolas públicas da Região do Litoral Norte, por meio do oferecimento de oficinas aos professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos, em que serão explorados diversos artefatos históricos, por meio de atividades estruturadas. A pesquisa diagnóstico foi realizada em uma das etapas do projeto e teve por objetivo analisar tanto o perfil de vinte e quatro professores que atuavam na EJA e que estavam participando da experiência, além de verificar o que os professores pensavam acerca de questões didático-pedagógicas relacionadas à sua atuação nessa modalidade de ensino. Nos apoiamos nos estudos de Oliveira (2009); Fonseca (2007); D’Ambrosio (1999). A pesquisa diagnóstico permitiu-nos concluir que os professores valorizam ações como a desenvolvida no projeto supracitado e afirmam que possuem lacunas em sua formação no que diz respeito à Educação de Jovens e Adultos e à História da Matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, ARTEFATOS HISTÓRICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID7411_09092015090012.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE SOUSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VIVIANE SOUSA"
    "autor_email" => "vivimmesousa@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar os resultados de uma pesquisa diagnóstico realizada junto ao “O uso de artefatos históricos na Educação de jovens e adultos: Uma proposta para a formação continuada de professores de Matemática”, vinculado ao PROLICEN/2015, da UFPB/Campus IV, Rio Tinto/PB. O objetivo geral do projeto supracitado é integrar o Curso de Licenciatura em Matemática, do Campus IV – Litoral Norte, às escolas públicas da Região do Litoral Norte, por meio do oferecimento de oficinas aos professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos, em que serão explorados diversos artefatos históricos, por meio de atividades estruturadas. A pesquisa diagnóstico foi realizada em uma das etapas do projeto e teve por objetivo analisar tanto o perfil de vinte e quatro professores que atuavam na EJA e que estavam participando da experiência, além de verificar o que os professores pensavam acerca de questões didático-pedagógicas relacionadas à sua atuação nessa modalidade de ensino. Nos apoiamos nos estudos de Oliveira (2009); Fonseca (2007); D’Ambrosio (1999). A pesquisa diagnóstico permitiu-nos concluir que os professores valorizam ações como a desenvolvida no projeto supracitado e afirmam que possuem lacunas em sua formação no que diz respeito à Educação de Jovens e Adultos e à História da Matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.