Este trabalho objetiva apresentar os resultados de uma pesquisa diagnóstico realizada junto ao “O uso de artefatos históricos na Educação de jovens e adultos: Uma proposta para a formação continuada de professores de Matemática”, vinculado ao PROLICEN/2015, da UFPB/Campus IV, Rio Tinto/PB. O objetivo geral do projeto supracitado é integrar o Curso de Licenciatura em Matemática, do Campus IV – Litoral Norte, às escolas públicas da Região do Litoral Norte, por meio do oferecimento de oficinas aos professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos, em que serão explorados diversos artefatos históricos, por meio de atividades estruturadas. A pesquisa diagnóstico foi realizada em uma das etapas do projeto e teve por objetivo analisar tanto o perfil de vinte e quatro professores que atuavam na EJA e que estavam participando da experiência, além de verificar o que os professores pensavam acerca de questões didático-pedagógicas relacionadas à sua atuação nessa modalidade de ensino. Nos apoiamos nos estudos de Oliveira (2009); Fonseca (2007); D’Ambrosio (1999). A pesquisa diagnóstico permitiu-nos concluir que os professores valorizam ações como a desenvolvida no projeto supracitado e afirmam que possuem lacunas em sua formação no que diz respeito à Educação de Jovens e Adultos e à História da Matemática.