Este artigo discute as experiências vivenciadas pelos alunos do UNIFAVIP/DeVry, durante a realização do Projeto Escola Legal na Escola Estadual Professor José Bione de Araújo, na cidade de Caruaru, agreste pernambucano. Esclarece que as atividades se desenvolveram pelo reconhecimento dos conflitos recorrentes no âmbito escolar, onde se busca preveni-los a partir da promoção e respeito à pessoa humana, mediante a realização de oficinas e atividades lúdicas que tratam dos Direitos Humanos e nutrição de práticas cidadãs. O Projeto Escola Legal tem o intuito de mostrar os direitos e deveres em uma vertente mais dinâmica, afastando a ideia do Direito como algo apenas legalista e distante do âmbito escolar, sobressaindo à ideia de mediação de conflitos escolares, como exercício de um Direito mais próximo da sociedade. Estabelecendo, ainda que mediação e prevenção, na escola, refletem não meramente na formação dos alunos como seres mais cidadãos, como também na formação de uma sociedade que busca uma cultura de paz e tolerância.