As várias potencialidades que queremos desenvolver nos alunos necessitam que atividades complementares às aulas expositivas sejam melhor exploradas. Particularmente no ensino de Física, sempre que possível, a teoria precisa estar associada à prática. Uma maneira de concretizar isso é através da realização das Feiras de Ciências nas escolas que possibilita a iniciação científica dos alunos e a divulgação para a comunidade. Os trabalhos devem resultar de projetos de pesquisa, sendo necessário que, além do momento de exposição, se promova um espaço para a sua divulgação. A partir dessas constatações foram implementadas, gradativamente, duas ações da escola. Inicialmente foi desenvolvido um trabalho de formação para compreensão da importância da Feiras de Ciências como vertente para a iniciação científica e espaço profícuo para a Popularização da Ciência. A partir desse entendimento, buscou-se implementar um evento maior, intitulado Semana da Ciência e Tecnologia NCL, que se caracterizou como um congresso que possibilitou aos alunos o contato com atividades típicas do ambiente acadêmico. Apesar de ser um evento tipicamente ligado à área das Ciências Naturais, todas as áreas foram convidadas a participar. Esses eventos se unificaram e a Feira de Ciências passou a ser um momento importante dentro do Congresso. Como resultado, as pesquisas desenvolvidas pelos alunos passaram a ser melhor estruturadas e, enquanto protagonistas nesse processo, a assiduidade nas aulas aumentou, o que se refletiu na melhora dos resultados quantitativos em termos de avaliações da aprendizagem. Esses resultados positivos mostram a necessidade que dar continuidade às ações desenvolvidas, sempre envolvendo toda a comunidade escolar.