Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: A ESCOLA COMO AMBIENTE ACADÊMICO PARA POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA

Palavra-chaves: ENSINO DE FÍSICA, FEIRA DE CIÊNCIAS, EXPERIMENTOS Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Popularização da Ciência
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16393
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2586
    "inscrito_id" => 8509
    "titulo" => "O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: A ESCOLA COMO AMBIENTE ACADÊMICO PARA POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA"
    "resumo" => "As várias potencialidades que queremos desenvolver nos alunos necessitam que atividades complementares às aulas expositivas sejam melhor exploradas. Particularmente no ensino de Física, sempre que possível, a teoria precisa estar associada à prática. Uma maneira de concretizar isso é através da realização das Feiras de Ciências nas escolas que possibilita a iniciação científica dos alunos e a divulgação para a comunidade. Os trabalhos devem resultar de projetos de pesquisa, sendo necessário que, além do momento de exposição, se promova um espaço para a sua divulgação. A partir dessas constatações foram implementadas, gradativamente, duas ações da escola. Inicialmente foi desenvolvido um trabalho de formação para compreensão da importância da Feiras de Ciências como vertente para a iniciação científica e espaço profícuo para a Popularização da Ciência. A partir desse entendimento, buscou-se implementar um evento maior, intitulado Semana da Ciência e Tecnologia NCL, que se caracterizou como um congresso que possibilitou aos alunos o contato com atividades típicas do ambiente acadêmico. Apesar de ser um evento tipicamente ligado à área das Ciências Naturais, todas as áreas foram convidadas a participar. Esses eventos se unificaram e a Feira de Ciências passou a ser um momento importante dentro do Congresso. Como resultado, as pesquisas desenvolvidas pelos alunos passaram a ser melhor estruturadas e, enquanto protagonistas nesse processo, a assiduidade nas aulas aumentou, o que se refletiu na melhora dos resultados quantitativos em termos de avaliações da aprendizagem. Esses resultados positivos mostram a necessidade que dar continuidade às ações desenvolvidas, sempre envolvendo toda a comunidade escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Popularização da Ciência"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, FEIRA DE CIÊNCIAS, EXPERIMENTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA13_ID8509_09092015173845.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ANTONIO FERREIRA PINTO"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ ANTONIO"
    "autor_email" => "jaferreira_p@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16393
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2586
    "inscrito_id" => 8509
    "titulo" => "O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: A ESCOLA COMO AMBIENTE ACADÊMICO PARA POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA"
    "resumo" => "As várias potencialidades que queremos desenvolver nos alunos necessitam que atividades complementares às aulas expositivas sejam melhor exploradas. Particularmente no ensino de Física, sempre que possível, a teoria precisa estar associada à prática. Uma maneira de concretizar isso é através da realização das Feiras de Ciências nas escolas que possibilita a iniciação científica dos alunos e a divulgação para a comunidade. Os trabalhos devem resultar de projetos de pesquisa, sendo necessário que, além do momento de exposição, se promova um espaço para a sua divulgação. A partir dessas constatações foram implementadas, gradativamente, duas ações da escola. Inicialmente foi desenvolvido um trabalho de formação para compreensão da importância da Feiras de Ciências como vertente para a iniciação científica e espaço profícuo para a Popularização da Ciência. A partir desse entendimento, buscou-se implementar um evento maior, intitulado Semana da Ciência e Tecnologia NCL, que se caracterizou como um congresso que possibilitou aos alunos o contato com atividades típicas do ambiente acadêmico. Apesar de ser um evento tipicamente ligado à área das Ciências Naturais, todas as áreas foram convidadas a participar. Esses eventos se unificaram e a Feira de Ciências passou a ser um momento importante dentro do Congresso. Como resultado, as pesquisas desenvolvidas pelos alunos passaram a ser melhor estruturadas e, enquanto protagonistas nesse processo, a assiduidade nas aulas aumentou, o que se refletiu na melhora dos resultados quantitativos em termos de avaliações da aprendizagem. Esses resultados positivos mostram a necessidade que dar continuidade às ações desenvolvidas, sempre envolvendo toda a comunidade escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Popularização da Ciência"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, FEIRA DE CIÊNCIAS, EXPERIMENTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA13_ID8509_09092015173845.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ANTONIO FERREIRA PINTO"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ ANTONIO"
    "autor_email" => "jaferreira_p@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

As várias potencialidades que queremos desenvolver nos alunos necessitam que atividades complementares às aulas expositivas sejam melhor exploradas. Particularmente no ensino de Física, sempre que possível, a teoria precisa estar associada à prática. Uma maneira de concretizar isso é através da realização das Feiras de Ciências nas escolas que possibilita a iniciação científica dos alunos e a divulgação para a comunidade. Os trabalhos devem resultar de projetos de pesquisa, sendo necessário que, além do momento de exposição, se promova um espaço para a sua divulgação. A partir dessas constatações foram implementadas, gradativamente, duas ações da escola. Inicialmente foi desenvolvido um trabalho de formação para compreensão da importância da Feiras de Ciências como vertente para a iniciação científica e espaço profícuo para a Popularização da Ciência. A partir desse entendimento, buscou-se implementar um evento maior, intitulado Semana da Ciência e Tecnologia NCL, que se caracterizou como um congresso que possibilitou aos alunos o contato com atividades típicas do ambiente acadêmico. Apesar de ser um evento tipicamente ligado à área das Ciências Naturais, todas as áreas foram convidadas a participar. Esses eventos se unificaram e a Feira de Ciências passou a ser um momento importante dentro do Congresso. Como resultado, as pesquisas desenvolvidas pelos alunos passaram a ser melhor estruturadas e, enquanto protagonistas nesse processo, a assiduidade nas aulas aumentou, o que se refletiu na melhora dos resultados quantitativos em termos de avaliações da aprendizagem. Esses resultados positivos mostram a necessidade que dar continuidade às ações desenvolvidas, sempre envolvendo toda a comunidade escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.