Este artigo apresenta as análises da investigação que realizamos sobre as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos da 11ª classe na escola secundária Quisse Mavota, cidade de Maputo, República de Moçambique no ano de 2012. O artigo é um recorte da dissertação de mestrado, onde descreve dificuldades, erros e concepções e alternativas apresentadas pelos alunos na resolução de inequações racionais fracionárias. Para tanto, guiamo-nos pelos princípios da pesquisa qualitativa, sendo que para a análise de resultados usamos como referencial teórico o quadro de Douady (1986). Das análises concluímos que, em relação aos recursos utilizados constatamos que a maior tendência foi o emprego da representação algébrica, tendo-se observado alguma interação entre representações dependendo da inequação proposta. Verificamos que os tipos de erros, também, dependem da inequação proposta, uma vez que os mais frequentes foram: “multiplicar ou dividir por factores que não são necessariamente positivos” e “dedução incorreta de sinais de fatores a partir do sinal do produto/quociente”. É provável que este quadro seja decorrente do processo ensino-aprendizagem das inequações, o qual se julgou ter privilegiado técnicas em vez de conceitos e propriedades matemáticas.