Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PRÁTICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO E O USO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS ALTERNATIVOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS.

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, CONHECIMENTO, ENSINO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino de Ciências
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15289
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1024
    "inscrito_id" => 4449
    "titulo" => "A PRÁTICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO E O USO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS ALTERNATIVOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS."
    "resumo" => "Estágio Supervisionado são atividades que os alunos deverão realizar durante o seu curso de formação, junto ao futuro campo de trabalho, tratando-se de Licenciatura, o objetivo é prepará-los para o exercício do magistério em determinada área de ensino. O presente trabalho é um relato de experiência vivenciada em estágio curricular da formação docente em Química, da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, transcorrido em uma turma de 6° Ano da Escola Estadual 30 de Outubro localizada em Arapiraca-AL. A bibliografia revisada de alguns autores como: Perelló, Freitas, Pimenta e Brzezinski subsidiaram a reflexão sobre como a regência pode se tornar oportunidade para compreender e analisar cada passo da prática pedagógica e dessa forma avaliar e identificar os problemas, buscando assim soluções. Isso posto, na busca por uma educação transformadora, uma inquietude surge: a necessidade de um redimensionamento das práticas de ensino-aprendizagem no espaço escolar, entre as relações professor-aluno-escola. Para o contexto observado, esse redimensionamento foi instrumentalizado por uma proposta de intervenção, que se utilizou, em sala de aula, de experimentos de baixo custo e da leitura de imagens como recursos didáticos para o ensino de Ciências. Constatou-se que o uso de ambos quando feito de forma correta pelo professor, permite ao aluno, uma compreensão mais integrada dos conteúdos, possibilitando a construção de conhecimentos de forma mais significativo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, CONHECIMENTO, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID4449_24082015205355.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ARTHUR DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ ARTHUR"
    "autor_email" => "arthur.ufal1@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15289
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1024
    "inscrito_id" => 4449
    "titulo" => "A PRÁTICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO E O USO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS ALTERNATIVOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS."
    "resumo" => "Estágio Supervisionado são atividades que os alunos deverão realizar durante o seu curso de formação, junto ao futuro campo de trabalho, tratando-se de Licenciatura, o objetivo é prepará-los para o exercício do magistério em determinada área de ensino. O presente trabalho é um relato de experiência vivenciada em estágio curricular da formação docente em Química, da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, transcorrido em uma turma de 6° Ano da Escola Estadual 30 de Outubro localizada em Arapiraca-AL. A bibliografia revisada de alguns autores como: Perelló, Freitas, Pimenta e Brzezinski subsidiaram a reflexão sobre como a regência pode se tornar oportunidade para compreender e analisar cada passo da prática pedagógica e dessa forma avaliar e identificar os problemas, buscando assim soluções. Isso posto, na busca por uma educação transformadora, uma inquietude surge: a necessidade de um redimensionamento das práticas de ensino-aprendizagem no espaço escolar, entre as relações professor-aluno-escola. Para o contexto observado, esse redimensionamento foi instrumentalizado por uma proposta de intervenção, que se utilizou, em sala de aula, de experimentos de baixo custo e da leitura de imagens como recursos didáticos para o ensino de Ciências. Constatou-se que o uso de ambos quando feito de forma correta pelo professor, permite ao aluno, uma compreensão mais integrada dos conteúdos, possibilitando a construção de conhecimentos de forma mais significativo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, CONHECIMENTO, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID4449_24082015205355.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ARTHUR DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ ARTHUR"
    "autor_email" => "arthur.ufal1@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Estágio Supervisionado são atividades que os alunos deverão realizar durante o seu curso de formação, junto ao futuro campo de trabalho, tratando-se de Licenciatura, o objetivo é prepará-los para o exercício do magistério em determinada área de ensino. O presente trabalho é um relato de experiência vivenciada em estágio curricular da formação docente em Química, da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, transcorrido em uma turma de 6° Ano da Escola Estadual 30 de Outubro localizada em Arapiraca-AL. A bibliografia revisada de alguns autores como: Perelló, Freitas, Pimenta e Brzezinski subsidiaram a reflexão sobre como a regência pode se tornar oportunidade para compreender e analisar cada passo da prática pedagógica e dessa forma avaliar e identificar os problemas, buscando assim soluções. Isso posto, na busca por uma educação transformadora, uma inquietude surge: a necessidade de um redimensionamento das práticas de ensino-aprendizagem no espaço escolar, entre as relações professor-aluno-escola. Para o contexto observado, esse redimensionamento foi instrumentalizado por uma proposta de intervenção, que se utilizou, em sala de aula, de experimentos de baixo custo e da leitura de imagens como recursos didáticos para o ensino de Ciências. Constatou-se que o uso de ambos quando feito de forma correta pelo professor, permite ao aluno, uma compreensão mais integrada dos conteúdos, possibilitando a construção de conhecimentos de forma mais significativo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.